arrow_backVoltar

Ácaro chega ao mercado

Uma revista de bordo com pé no chão

28.11.02

"Queremos mostrar a literatura e a vida na sua dimensão original - minúscula e poderosa, assim como os ácaros"

"Ácaro" é o nome de uma revista que acaba de ser lançada e que reúne muita gente criativa, empenhada em, como indica seu subtítulo, fazer "literatura e outras milongas".
Os editores Chico Mattoso e Paulo Werneck conceberam a publicação como uma revista de bordo, brincando com a já tradicional "Ícaro". A viagem que propõem é movida pela falta de unidade. As páginas trazem contos, poesias (nacionais e traduções), artigos e reportagens. A revista inglesa "Granta", não custa lembrar, também faz esta mistura, há bastante tempo.
O projeto gráfico, de Daniel Trench, Manu Maltês e Rita M. da Costa Aguiar, resultou numa publicação quadradona que, como um antigo LP, vem dentro de uma "capa".
A execução é da gráfica Takano, que apóia o projeto.
Estão entre os colaboradores Antonio Carlos Vianna, contista de "O meio do mundo" (Cia das Letras, 1999); Dionísio Jacob, premiado com o Jabuti este ano por "A utopia burocrática de Máximo Modesto"; e Reinaldo Morais, autor de "Tanto faz" e "Abacaxi" - duas crônicas dos anos 80, editadas pela saudosa Editora Brasiliense, do Caio Graco, alguém lembra?

Ácaro chega ao mercado

/