arrow_backVoltar

Account Planning Conference

O que eu tô fazendo aqui? (Murilo Lico)

19.07.08

Todo mundo pra quem eu contei que estaria vindo para a APC (Account Planning Conference), organizada pela
AAAA (American Association of Advertising Agencies) teve a mesma reação: "Hein?! Mas peraí, esse aí não é aquele evento de planejamento?"

É, é esse mesmo. Apesar do "aaaah, tá", como comentário seguinte, fico imaginando o que passou pela cabeça de cada um, especialmente dos meus amigos da criação.

Será que o cara largou a criação? Virou casaca? Tá criando um factóide? Não, não e não. E o raciocínio é bem simples. Em 1995, no primeiro Young Creatives, uma das vagas era para alguém de planejamento, a Marina Campos, no caso. E Cannes daquele tempo era um festival puro de criação (hoje mudou bastante, mas isso é outro assunto).

O trabalho da Marina era (e é) complementar ao da criação, então, nada melhor que ela entender como funcionava a cabeça dessa galera.

Corta e hoje, quase 15 anos depois, quantos criativos brasileiros foram para um evento de planejamento? Até onde eu sei, nenhum, zero, coco.

E olha que nenhum trabalho ganhou tanta relevância no nosso mercado, no nosso dia-a-dia, quanto o trabalho de planejamento.

Eu duvido que tenha alguém nesse momento, em qualquer agência bacana, com um briefing em cima da mesa que não tenha passado pela mão de um planejador.

E é óbvio que existem planejadores e planejadores (assim como criativos e criativos) e talvez eu esteja mal acostumado por ter trabalhado, nos últimos 4 ou 5 anos, com caras que, na minha opinião, estão entre os melhores do mercado.

Mas, de verdade, eu não acredito mais na separação entre áreas tão estratégicas, tanto para o negócio do cliente, quanto para o negócio da agência.

Pra mim, planejamento é criação e criação é planejamento. Se existe alguma diferença, ela está onde cada um começa e termina.

De resto, quanto mais difícil separar, melhor. Pega, por exemplo, uma campanha como Halo 3 que ganhou alguns Leões em Cannes. Quem veio com o raciocínio “Believe”, o planejamento ou a criação? Quem veio com a idéia de projetar uma ficção no mundo real, a criação ou o planejamento? Honestamente, não importa.

O que importa é todo mundo chegar numa idéia relevante e que faça a diferença para o consumidor e para a marca. Então, voltando à questão inicial, o que eu tô fazendo aqui é a mesma coisa que eu fiz quando fui pra Cannes pela primeira vez: olhar, ouvir e aprender como os caras lá fora estão fazendo trabalhos que eu gostaria de fazer, só que começando antes.


Murilo Lico, Santa Clara, diretamente da 2008 Account Planning Conference, em Miami (USA)

Para espiar a cobertura do evento em 2007, clique aqui. E aqui, para relembrar a de 2006.


Comentários

Tatiii Almeida Aeeeeeee, adoro ler sobre planejamento. Eu fiz o caminho inverso, sou do marketing, amo planejamento, e atualmente estudo Redação Publicitária, sim, para entender a mente dos criativos e aprender a pensar fora da caixa, para usar futuramente em Branding. Que confusão, né, que nada, sempre achei que os departamentos deviam estar interligados e trabalhando juntos, afinal nós temos uma pesquisa completa sobre a marca e o produto, e a criação, tadinhos, na maioria das vezes têm que sair correndo atrás de informações mais íntimas do produto, é só pedir pro planejamento, tem tudo lá. Sempre ouvi que há uma certa "briga" clássica entre Criação, Planejamento e Atendimento, mas poxa, estamos todos trabalhando para as mesmas contas, por que não conversar mais e se entender, e fazer algo mais completo com a cara do cliente de verdade. Fico super feliz em poder escrever, e de saber que estou no caminho certo, eu fico sonhando com empresas que tenham certos horários para "confraternização" de departamentos, uma salinha, e os criativos, atendimento e planejamento interagindo e melhorando as informações. No futuro, este papo vai ter que rolar. Obrigada, um dia ainda estarei neste evento. Abraços, Tatiii Almeida


José Netto - Pra mim também, planejamento é criação e criação é planejamento, pão Pullman é pão de forma e pão de forma é pão Pullman. Acho que dentro da propaganda brasileira existem 2 tipos de pessoas: as que são criativas, e as que são planejadoras. E devo confessar que me sinto extremamente feliz cada vez que ouço falar desse assunto, esse é o caminho para a sobrevivência da espécie. Abração Lico, espero estar entre os bons profissionais dos últimos 4 ou 5 anos. (risos)


sou publici - chega dessa coisa de "ai, como planejamento é importante". sempre foi e há 40 anos. só que agora é cool, né? um criativo estar num evento de planejamento é OBRIGAÇão, já que antes de qualquer especialidade, somos publicitários ,o fim é o mesmo, o começo e meio idem.


Ken Fujioka - Sobre a conferência aqui de Miami -- twitter, flickr, blogs etc. -- acesse a home do Blog do GP: www.grupodeplanejamento.com.br



 

Account Planning Conference

/