Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Terra Insights: Wellness deixou de ser tendência e agora é cultura
Reunindo clientes, anunciantes e profissionais de agências, o Terra apresentou nesta última quinta-feira (9), em São Paulo, a segunda edição do AdVance Talks.
Com dados do Terra Insights, divisão de pesquisa e insights para o mercado, o tema do encontro foi a Wellness Culture, com tendências sobre como as pessoas estão mudando o comportamento em relação ao bem-estar.
Daniele Almeida, head de estratégia de dados e campanhas Terra & Vivo Ads, abriu a apresentação posicionando o Terra Insights como um 'hub de dados e soluções que desenvolve pesquisas de forma extremamente rigorosa'. “Respeitamos todos os critérios do IBGE para oferecer pesquisas de forma mais assertiva", afirmou.
Lucas Vianna, estrategista de dados do Terra & Vivo Ads, apresentou a pesquisa sobre o mercado de autocuidados e bem-estar, ressaltando que o conceito Wellness “deixou de ser uma tendência e é, agora, uma cultura. Isso representa uma grande oportunidade", avaliou.
Com dados referentes a 2023, Vianna informou que o mercado mundial de wellness movimenta US$ 6,3 trilhões anualmente, com previsão de chegar a US$ 9 trilhões em 2028. No Brasil, ele está estimado em US$ 96 bilhões, cerca de 5% do PIB.
Abrangendo aspectos de longevidade, saúde do corpo e da mente e questões financeiras, os setores “em alta” desse universo wellness, segundo os dados do Terra Insights, incluem alimentos funcionais, produtos de cuidados pessoais, suplementos e eventos ligados ao tema.
A cultura wellness, também de acordo com pesquisas, tem forte capacidade de conexão e potencial de formar comunidades digitais e ativar ações de experiência presencial. Entre as tendências emergentes estão: retorno ao analógico (hobbies offline e microcomunidades físicas), estética do bem-estar (fitness, entretenimento, música e atividades sociais), luxo silencioso (beleza, moda sofisticada e esportes como lifestyle) e bem-estar financeiro (propósito e segurança).
O Advance Talks também destacou a proximidade do verão como período de oportunidades para marcas interessadas na Wellness Culture. Os dados apontam que oito entre 10 brasileiros intensificam autocuidados nessa estação do ano. 83% do público feminino amplia a rotina e mantém consistência dos rituais de autocuidado, enquanto 52% dos homens fazem uma “mudança intensa” nos cuidados, com mais foco e objetividade.
Após a apresentação dos estudos, houve um debate sobre novos hábitos, tendências e oportunidades para marcas na cultura wellness. Ele foi mediado por Julio Tortorello, head de Negócios do Terra & Vivo Ads, com a participação de Monica Ogawa, diretora de marketing da Bluefit, e Juliano Bove, diretor de clientes da Wellhub.