arrow_backVoltar

Agência-Agente

Alemão lança lautert_associados e posiciona sua nova empresa

08.08.05

Roberto Lautert, o Alemão, anunciou no final da tarde desta segunda-feira, em coletiva que aconteceu no Hilton Hotel, em São Paulo, o início das atividades da lautert_associados.


A agência abre suas portas com a conta da Red Bull, que deixou a carteira da W/Brasil, e já participa de outras prospecções.


Para posicionar sua empresa e deixar claro o caminho pelo qual pretende seguir, em busca de um novo tipo de relação com seus clientes, Alemão escreveu o seguinte texto:


"Lembra quando as agências de propaganda eram charmosas e originais?

Ficaram burocráticas.

A operação passou a funcionar em linhas de produção e a criatividade virou uma das suas esteiras.

Agências se transformaram em fábricas onde ser criativo significa apenas fazer campanhas.
 
Briefings padronizados acionam simultaneamente vários departamentos que, trabalhando em ritmos diferentes, acabam fazendo com que o de mídia apresente suas propostas na frente.

Nesta 'nova' indústria da propaganda, a esteira das idéias chega mais tarde para preencher os espaços.
 
A criatividade virou artigo exclusivo do departamento de criação de páginas duplas e de roteiros para comerciais de TV e cinema.

E no modelo industrial, só ele tem a responsabilidade de gerar as grandes idéias.
 
Há muito tempo se fala que este modelo está vencido e que está na hora de ser reinventado.
 
As agências já se acostumaram com os reflexos que este anacronismo trouxe e, com freqüência, ouvimos que a relação entre elas e os clientes está se deteriorando.
  
Do lado da agência, é porque os profissionais dos departamentos de marketing interferem demais no trabalho. Do lado dos clientes, porque a agência é intransigente e não age como parceira.
  
Esta é a origem da lautert_associados. 
  
Um modelo que chamamos de agentedocliente.
 
Nele, a criatividade é uma atividade de ponta e não na ponta.
  
Anúncio criativo é muito importante, mas não é tudo. Queremos entender os problemas dos nossos clientes para agir como seus sócios. Atuando efetivamente nos processos, compreendendo seu mercado, criando novas oportunidadees de negócios, ajudando a criar e sedimentar valores que extrapolem os formatos tradicionais e trabalhem de fato a favor da marca.
 
Somos uma agência de propaganda, mas não atuamos como agenciador de espaço publicitário. Nosso negócio é ser o mais criativo agente que os nossos clientes possam ter.
 
Começamos com a Red Bull, uma marca tão inovadora e não-conformista com os modelos antigos, que constrói uma história de sucesso e resultados inquestionáveis e navega num modelo muito semelhante e inspirador para nós".
 
 
Roberto Lautert
São Paulo, 8 de agosto de 2005


Antes de abrir a lautert_associados, Alemão foi sócio de Maria Raduan e Cláudio Laniado na agência Toró. O profissional deixou a sociedade de forma amigável em abril deste ano.

Agência-Agente

/