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Basta ter a idéia. Vem aí o BootB.com
Estréia oficialmente no próximo dia 1º de janeiro uma das propostas mais simples e, ao mesmo tempo, mais revolucionárias do mercado publicitário dos últimos tempos ao menos no campo das intenções e do modelo de negócio. Trata-se do site BootB.com, que vai funcionar como uma central de briefings e de idéias. Mais conectado com a idéia de sociedade de informação e do "do it yourself", impossível.
Alguém pensou em "Criação Colaborativa" ou "Publicidade 2.0"? Ou talvez na ineficácia das agências tradicionais em acompanharem as idéias do mundo para oferecê-las aos seus clientes?
Funciona assim: de um lado, as marcas expõem / postam suas demandas e orçamentos. Do outro, pessoas inspiradas, um simples cidadão comum, profissionais atuantes no mercado e até mesmo agências de publicidade enviam suas propostas criativas. Desse caldeirão, na proposta original, surgirá uma base de soluções em criação publicitária e de marketing em escala mundial, disponível em 12 idiomas.
O assunto começou a ser divulgado apenas hoje, em nível internacional, em 17 países diferentes. O timer do site já conta os dias (33, a partir de hoje) para o começo oficial das operações do projeto. BootB é uma sigla para Brands Out Of The Box.
Os nomes por trás do negócio são os de Pier Ludovico Bancale, italiano com passagens pela J&J, Hill´s (Colgate-Palmolive) e LOreal, e Martin Lindström, conhecido nome do branding com clientes como incluem a Mars, Pepsi, American Express, Mercedes-Benz, Reuters, McDonald's, Kellogg's, Yellow Pages e Microsoft.
Graças a esta rede de relacionamentos, o BootB.com já nasce com empresas e organizações multinacionais postando briefings criativos desde o princípio, como Disney, Ferrero, Lego, Peugeot e Unicef.
A abordagem não deixa agências de propaganda de fora, mas deixa bem clara a idéia de suscitar o debate em torno do seu papel nos dias de hoje. Algumas das declarações do press release:
- Qualquer Um Pode Faturar Alto Em Publicidade;
- Crianças e donas de casa em Marrakesh são tão qualificadas quanto executivos de publicidade na Madison Avenue;
- As agências publicitárias são bem-vindas também - se elas não tiverem medo da concorrência que está lá fora...
- Agora Somos Todos Criativos
- Por anos na indústria de publicidade fiquei frustrado pela falta de criatividade mostrada pelas agências típicas. E conversei com donos de marca por todo o mundo e não estou sozinho em minhas frustrações (declaração de Pier Bancale)
O desenho de negócio do BootB.com retorna 90% do orçamento disponibilizado pelo cliente para aquele que tiver a melhor idéia "contratada". O site tem encriptação SSL para assegurar a integridade das propostas criativas enviadas. E o processo de registro fixa um contrato legal entre os criadores e BootB, dizendo que todas as idéias permanecem como propriedade dos criadores até que um cliente resolva comprá-la. É ver para crer.
Aguarde mais notícias e entrevista com os responsáveis pelo BootB.com em breve, aqui no Clubeonline.
Visite o site do projeto clicando aqui.
por Alisson Avila
Comentários
Marcelo Pena Costa - Existe um site parecido chamado www.openad.net
gustavo - O cara trabahou na Johnson's, na Colgate e na L'Oreal - marcas que só fazem propaganda das mais conservadoras - e vem reclamar da falta de criatividade das agências? E ainda por cima a camiseta que eles deixaram de brinde é horrorosa.
Bahia - oxi, agora jah posso voltar pra Salvador...
Pedro - Que venham as refações.
Jose Netto - Minha mãe vai poder ter uma idéia também ?!
henrique - E agora os anúncios-fantasmas terão seu lugar ao sol? E praqueles que não conseguiram entrar numa agência grande, de ponta, e até tiveram de mudar de profissão pra sobreviver? Seria a oportunidade de provar que elas estavam erradas e perderam um grande criativo? BTW: não faço parte do time que mudou de profissão e tenho sinceras dúvidas da eficácia deste modelo. Isso me lembra um cliente global que faz quaaaase isso: Coca-cola. Sua mídia é concentrada em uma agência, mas a criação dos filmes é disputada entre várias no mundo todo. Seria uma tendência que o Pier Bancale exagerou? Píer, barca, banca-lo, sei não mas acho que sei lá.
Euclides da Cunha - Isso é frustração de dois profissionais de marketing que eram capachos (como todos os outros) desses donos de corporações retrógrados e paternalistas. Eles sempre acham que "a grama do vizinho é mais verde", mas não tem culhão para investir ou apostar como as empresas-referência. É muito fácil dizer que não está satisfeito e não mover uma palha para mudar a comunicação. Estamos no meio de uma revolução. Nada mais em comunicação é surpreendente. Nem mesmo esse site. Comparo essa idéia a cozinhar no microondas. Vai quebrar um galho, mas nunca vai ser tão saboroso ou agradável como o modo tradicional de fazer comida.
Ely Xavier - A intenção pode ser boa, porém, não creio que os resultados sejam significativos para o mercado publicitário. É pagar pra ver!
Mario - Alguém tem uma camiseta P para trocar pela minha M?
ale borges - esse cara tá a fim de fazer barulho por aí pra garantir palestras pelo mundo afora. só pode ser!
Jussara Cavalcanti - Vocês acham mesmo que essas GRANDES corporações multinacionais, que querem sempre dominar o mundo, vão disponibilizar Briefing na internet, pra qq um ver? Palhaçada isso...
Fabio - E o curso de publicidade e propaganda AINDA é o mais procurado na FUVEST...
sergio - Boa Fabio! rsrsrs
Alessandro - É, o que a Jussara disse é relevante. Um briefing contem informações sigilosas, não é pra qualquer um ver. Poderá criar uma onda de investigação entre as empresas concorrentes.
Jacques Meir - Como é bom ver novos modelos de negócio! O www.BootB.com é uma nova idéia, disruptiva. Pode dar certo. Há 4 anos, achavam link patrocinado uma piada. Hoje o Google fatura uns US$ 8 bi com ele (alguma agência conseguiu faturar tanto em tão pouco tempo?).
Maurício Filho - Será q entendi. As empresas postam seus problemas e pessoas que acessam o site se tiverem uma ideia que imaginam ser a solução postam a tal ideia e a empresa pode ou nao comprá-la??????
Livia - Alguém já pensou nisso sim. Há dois meses foi lançado aqui no Brasil um site com a mesma proposta: www.oscriativos.com.br
otaviodesigner - isso mesmo mauricio, podem até reclamar, mas até os reclamões vão postar uma idéia, afinal você pode ganhar uma grana extra...gostei muito, afinal na minha modesta opinião de cada 10 anuncios que vejo hoje 7 eu rasgaria.
robson - otaviodesigner, vc rasgaria mas vc tem certeza que nao e culpa do cliente? a jussara falou de informacoes de briefings, provavelmente vem mais informacoes do que um post-it
Mau Filho - Isso vai funcionar como um espaço de pesquisa pras marcas. Isso sim.
sergio - eh um briefing sem muito informaçao..eles querem diversidade de ideias...nao uma mega resoluçao! to curioso pra ver como vai funcionar.
Bruno - Po Lais vc ta um pouco desinformada.
Andrea - Os Criativos (www.oscriativos.com.br) já faz isso no Brasil há alguns meses. Pros desavisados: Sim, sua mãe pode ter uma idéia (conhece focus group??? é de lá que saem grandes idéias). E quanto aos briefings, é claro que as empresas não liberarão dados confidenciais. Mesmo para as agências isso não acontece e nem por isso deixamos de criar...
Enaldier - Bem, agora se todos já se acham criativos e conhecedores de marketing, acho que logo logo, o primeiro dia de aula de uma turma de pp ou mkt vai ser assim: "boa noite, me chamo pedro, sou pedreiro, mais tenho grandes idéias de mkt, ai me chamaram pra dar aulas pra vcs." Obs.: Nada contra os pedreiros.
Monica Fuchshuber - Grande bobagem. Como já disseram aqui, o problema da propaganda não é de falta de criatividade... e sim de falta de coragem. Os anunciantes, em sua grande maioria, têm receio de inovar. E é por isso que vemos a mesmice de sempre. Além disso... idéia é um artigo volátil. Qualquer um pode copiar. Quem garante que haverá um 'vencedor"?
Suelen Pessoa - eu sempre acreditei no poder da internet. acho que vai ser legal demais. pessoas "comuns" (entenda por não-publicitárias), que forem criativas, merecem espaço, pq não? não basta ter diploma e ser um bosta. por outro lado, quem estiver melhor preparado (e espero que sejamos nós), vai se destacar. a vantagem é que "corremos o risco" de não vermos mais propagandas medíocres e que, claramente são um desperdício de dinheiro do cliente. principalemente se for feita pelo próprio público-alvo da marca. aí vai ser mais foda ainda.
e agora - o que será do curso de publicidade concordo , mas a ideia de aumentar o bico do creme dental é legal, mas sera que todo mundo vai saber pra quem vender? e como planejar toda essa comunicação?
Franco Rosário - Desde dezembro de 2006 funciona um site com a mesma proposta, Sociale Comunicação - www.sociale.com.br
Nonono - Muito barulho por nada.
giba reis - Muito bem, teremos (?) um briefing na Internet em 17 países diferentes. Digamos que na média, cada país tenha 30 milhões de habitantes. Ou seja, 510 milhões no total. E consideremos que apenas 50% tenham acesso à Internet. Como sabemos, pelo menos 10% das pessoas se acham criativas e aptas a criar propaganda. Mas vamos deixar por 5%. É muito? OK, 1%, vá lá. Teremos então 2,5 milhões de idéias para cada briefing. Será que o "Cansei" do Pier Bancale é que vai selecionar as propostas?