arrow_backVoltar

Alex

Com avatar de IA, Save the Children evidencia efeitos do bullying

10.06.25

A Save the Children Romênia evidencia os efeitos devastadores do bullying testando frases ofensivas em um avatar de inteligência artificial — que demonstrou efeitos semelhantes aos de um humano ao ser confrontado com uma série de comentários agressivos.

A agência Heist Industries desenvolveu o projeto, centrado em "Alex", avatar de IA inspirado em uma criança de 10 anos. Criado como um menino "curioso e alegre, apaixonado por futebol e videogames" e com um histórico familiar afetuoso.

Mas depois de ser confrontado com mais de 5 mil frases reais de bullying (coletadas pela Save the Children em seu trabalho com crianças ao longo dos anos), a IA tornou-se ansiosa, retraída e silenciosa (veja aqui).

A arquitetura técnica por trás de Alex foi desenvolvida pela Invergent, com suporte de mídia da Spark Media e produção da Factor Film.

"Se uma criança construída a partir de código e algoritmos pode ser profundamente magoada por palavras, imagine o que crianças reais passam — medo, vergonha, solidão", comenta Radu Pilat, diretor criativo da Heist Industries. “Alex não é apenas um avatar de IA; é uma metáfora dolorosa que ecoa o que muitas crianças vivenciam todos os dias.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Alex

/