Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nestlé anuncia mudanças em embalagem
A Nestlé enviou comunicado à imprensa para se posicionar sobre o Alpino Fast, versão para beber do bombom da marca, que chamou a atenção do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), do Ministério Público e de órgãos de defesa do consumidor por conta de uma frase que vinha estampada em sua embalagem: "Não contém chocolate Alpino" (leia aqui).
A companhia explica que incluiu as frases Este produto não contém Chocolate Alpino e Imagem meramente ilustrativa para referência de sabor nas embalagens porque queria "evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam Chocolate Alpino derretido, ou pedaços do Chocolate Alpino no produto". A medida teria sido um "excesso de zelo" pelo consumidor, segundo a Nestlé.
A empresa ainda destaca que decidiu retirar as frases da embalagem, já que, "em vez de esclarecer, acabaram gerando dúvidas."
Confira abaixo o comunicado enviado pela empresa, na íntegra:
" - O Alpino Fast tem, sim, em sua composição, além de outros ingredientes, a mesma massa do Chocolate Alpino. O sabor do Chocolate Alpino no produto Alpino Fast foi reconhecido por 92% dos consumidores entrevistados pelo Instituto Ipsos, antes do lançamento do produto;
- A Nestlé, visando evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam o mesmo Chocolate Alpino derretido, ou pedaços do Chocolate Alpino no produto, decidiu incluir as frases 'este produto não contém Chocolate Alpino' e 'imagem meramente ilustrativa para referência de sabor', que estão gerando controvérsia, mais que esclarecimento. Não há dúvida de que houve excesso de zelo por parte da Nestlé. O objetivo das mensagens foi o de garantir a transparência da comunicação com o consumidor;
- Tendo em vista que as frases, em vez de esclarecer, acabaram gerando dúvidas, a Nestlé decidiu retirá-las da embalagem.
Portanto, a Nestlé, com 90 anos de Brasil, em nenhum momento lesou seus consumidores ou descumpriu quaisquer dispositivos legais vigentes, em especial o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a identificação do produto Alpino Fast com a sua marca está perfeitamente adequada sob o ponto de vista técnico e sensorial."