Amar é revolucionário

Coca-Cola em ação especial no festival Afropunk Bahia

25.11.21

Com o objetivo disseminar a potência musical, política e poética preta, o festival internacional Afropunk acontece pela primeira vez no Brasil neste sábado, 27, em Salvador. O evento, que nasceu no bairro do Brooklin, em Nova York, terá transmissão pelo YouTube e pelo site oficial da festa. Apresentado por Larissa Luz, o Afropunk Bahia terá no palco encontros de estrelas: os rappers Mano Brown e Duquesa se apresentam juntos, bem como Luedji Luna e o Duo Yoún; Margareth Menezes e Malía; e Tássia Reis e Ilê Aiyê, entre outros convidados.

A Coca-Cola é patrocinadora do festival no Brasil e programou uma ação para celebrar as potências negras: “Amar é revolucionário”, criada pela Wunderman Thompson Brasil. Foram criadas garrafas especiais, exclusivas do evento. Elas foram transformadas em uma embalagem de celebração do amor preto, conectadas a alguns dos principais nomes da música preta brasileira. A edição é limitada a influenciadores e colaboradores da marca, que vão mostrar as garrafas em suas redes.

São seis versões diferentes, homenageando Luedji Luna, Maurício Sacramento, Ilê Ayê, Majur, Larissa Luz e Tássia Reis. As embalagens trazem histórias de autocuidado, resistência, ancestralidade, além da celebração da cultura e revolução do amor preto. Elas ganham interpretações nas ilustrações do Estúdio Dialeto e dos artistas Robinho Santana e Rafa Black.

A embalagem de Luedji Luna ressalta a humanização e o amor materno preto. A do Ilê Aiyê homenageia o amor preto pelas raízes africanas em uma combinação com a estampa de Tássia Reis, que relembra o amor preto ancestral e a valorização de famílias provindas da diáspora negra.

A ilustração dedicada a Maurício Sacramento, idealizador da Batekoo, uma das festas negra e LGBTQIAP+ mais conhecidas da cena brasileira, enfatiza o amor preto pela cultura preta. A cantora Majur estampa a embalagem que celebra o amor preto romântico. Para completar o time, a figura de Larissa Luz traz uma mensagem de amor-próprio.

A Coca-Cola é uma marca que sempre pensou nas embalagens como um agente transmissor de mensagens positivas para a sociedade, de paz, de otimismo e felicidade. Por isso, a ideia de criar uma garrafa de amor preto, reforçando o inspiracional por meio da resistência, foi a maneira mais autêntica e assertiva que encontramos para nos conectar com um festival tão grandioso como o Afropunk”, declarou Débora Mattos, chefe do gabinete da presidência da Coca-Cola América Latina.

Adriano Sato, redator da Wunderman Thompson, explicou como desenvolveram a ideia. “Transformamos a garrafa de vidro de Coca-Cola em uma celebração de amor preto, adicionando no lenço que sai das garrafas histórias poderosas de amor de diversos artistas afro-brasileiros. Isso tudo porque amar é revolucionário”, disse.

A Coca-Cola também promete uma ação no palco durante o show do Ilê Aiyê. Os artistas devem incluir as garrafas na apresentação.

Segundo a organização, a presença de pessoas será reduzida no festival. O dinheiro arrecadado com os ingressos será destinado ao projeto cultural Quabales, uma iniciativa socioeducativa cultural do bairro do Nordeste de Amaralina, na capital baiana, idealizada pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos.

AFROPUNK BAHIA
Quando: 27 de novembro, sábado.
Horário: a partir das 17h30
Transmissão: YouTube e site oficial