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AmBev

Cervejarias contestam uso de garrafa de 1 litro

06.08.09

Duas semanas depois de ser condenada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a pagar multa de R$ 352,6 milhões por prática de concorrência desleal (leia aqui), a AmBev volta a ser acusada por fabricantes de cerveja de inibir a concorrência com o lançamento da garrafa de um litro que leva o seu nome em relevo.

Fabricantes de cerveja que concorrem com a AmBev devem pedir à SDE (Secretaria de Direito Econômico) que investigue o uso dessa garrafa, principalmente no Rio Grande do Sul, segundo apurado pela Folha de S.Paulo.

A participação das marcas da AmBev (Skol, Antarctica, Brahma e Bohemia) no mercado gaúcho teria subido muito rapidamente em três ou quatro meses com o lançamento da garrafa de um litro - os percentuais não foram revelados.


Esse crescimento ocorreu, segundo fabricantes, porque a garrafa de um litro de cerveja chega a custar, em alguns locais, até menos do que a garrafa de 600 ml.


O novo vasilhame da AmBev repete, segundo fabricantes, prática já investigada pela SDE no caso da garrafa de 630 ml lançada pela companhia no Rio de Janeiro em março de 2008 (leia aqui).


Com o nome grafado na garrafa, segundo concorrentes da AmBev, outras indústrias de cerveja ficam impedidas de utilizar o vasilhame, que tradicionalmente tem uso compartilhado pelas cervejarias no país.


Com garrafa personalizada, na avaliação de concorrentes, a AmBev, que é líder no mercado de cerveja, com cerca de 70% de participação, limita o uso de embalagens pelos concorrentes e aumenta os custos dos pontos de venda, que têm de separar os vasilhames.

Com o vasilhame de um litro, a AmBev também limita as vendas de outras marcas de cervejas, segundo fabricantes. Afirmam que há informações de bares e supermercados do Rio Grande do Sul de que a AmBev, em uma ação promocional, nem cobra o vasilhame dos consumidores.


Como a AmBev domina o mercado, o que acontece no Rio Grande do Sul é a mudança de hábitos de consumo, o que significa a troca da garrafa de cerveja de 600 ml pela garrafa de um litro, segundo fabricantes.


Em crítica à AmBev, a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) publica nesta quinta-feira (06) comunicado ao público para salientar a importância da liberdade de escolha da cerveja nos pontos de venda, situação que ficaria comprometida, diz, quando a garrafa é personalizada, como no caso da AmBev.

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