arrow_backVoltar

Anatel

Agência vai apurar disputa entre Portugal Telecom e controladores da Oi

07.07.14


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recomendou que a Superintendência de Competição do órgão busque informações mais detalhadas e acompanhe de perto a disputa que envolve a Portugal Telecom (PT) e os controladores da Oi.



O empresário Carlos Jereissati, presidente do Grupo Iguatemi e sócio da Oi, disse que a compra de ações da holding do Grupo Espírito Santo pela PT foi "irregular". "Quero receber o que nos é devido até o dia 15", afirmou.



Os sócios brasileiros questionam investimento de quase 900 milhões de euros na RioForte, holding do Grupo Espírito Santo (GES), que passa por dificuldades financeiras.



A maior parte da dívida vence em dez dias. Esse prazo curto é justamente o que deixa o mercado mais apreensivo - e castiga as ações da Oi, que registraram mínimas históricas na BM&FBovespa.



De acordo com fonte da Anatel, ainda pairam diversas dúvidas sobre a operação, principalmente o nível de conhecimento que os sócios brasileiros tinham sobre os investimentos feitos pela PT no banco Espírito Santo.



"Como se trata de uma operação anterior à fusão entre a Oi e a PT, imagina-se que os relatórios trocados entre as companhias deveriam conter essa informação antes do fechamento do negócio", avaliou a fonte.



A Anatel aprovou a fusão entre a Oi e a Portugal Telecom em março deste ano, o que resultou na criação da CorpCo, que passou a controlar as duas empresas.



Leia anterior sobre o assunto aqui.



Leia matéria do Estadão na íntegra aqui.


Anatel

/