Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
TV paga perde disputa com tele e quer indenização
As empresas de TV paga que operam com micro-ondas (MMDS) sofreram nesta quinta-feira (05) um golpe da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pedem indenização, segundo a Folha de S.Paulo. De acordo com a Neotec, associação que representa o setor, muitas dessas companhias poderão deixar de existir.
Até esta quinta, as operadoras veiculavam os canais de televisão em faixas de frequência que totalizavam 190 MHz. As frequências são as "avenidas" por onde as operadoras enviam seus sinais (áudio, dados e imagens).
A partir de agora, elas terão de prestar seu serviço em uma faixa de 70 MHz, uma redução de 63%. A diferença, 120 MHz, será destinada futuramente às teles móveis, que migrarão da atual tecnologia 3G (terceira geração) para a 4G (quarta geração).
No próximo ano, já estará pronto o edital da Anatel para a compra dessa frequência retirada do MMDS.
As operadoras de TV queriam que a agência obrigasse as operadoras de celular que adquirirem essa fatia a pagar, além do valor da frequência, uma indenização às empresas que cederam essa faixa de frequência.
A agência não concordou. Em contrapartida, disponibilizou faixas de frequências mais elevadas (25 GHz, 37 GHz e 38 GHz) caso as operadoras de TV quisessem migrar de faixa. Só nesse caso, a taxa de transferência cobrada pela agência será paga por terceiros.
Outra compensação dada pela agência foi a liberação para que as empresas de TV possam oferecer serviços de internet, telefonia fixa e celular dentro dos 70 MHz.