arrow_backVoltar

Aquisição

Colgate compra marca da Unilever por US$ 940 mi

23.03.11

O grupo Colgate-Palmolive chegou a um acordo para comprar por US$ 940 milhões a marca para produtos de cuidado pessoal Sanex, da Unilever, que, por sua vez, deve comprar da companhia norte-americana sua filial no ramo de detergentes na Colômbia, por US$ 215 milhões.


A operação responde à estratégia da Colgate de concentrar-se no ramo de higiene pessoal, assim como no segmento de alimentos para animais de estimação, que permitem maiores margens de lucros do que outras áreas comerciais, informou a companhia em comunicado, citado pela Folha.


"Sanex é uma marca de cuidado pessoal de grande variedade de preços, com posicionamento diferenciado no âmbito da saúde da pele e com poderosa parcela de mercado na Europa", assinalou a companhia norte-americana sobre a aquisição. A Sanex obtém metade do seu faturamento por meio de cremes corporais e desodorantes.


Esta operação também permite a Unilever ajustar-se aos requerimentos da Comissão Europeia, que em novembro passado exigiu que a companhia vendesse o negócio da Sanex como condição para adquirir a empresa norte-americana Sara Lee, que era titular dessa marca à época.


A Comissão Europeia tomou essa decisão para favorecer a livre concorrência no mercado de desodorantes, já que a empresa anglo-holandesa já tem outras marcas importantes do setor, como Dove, Axe e Rexona, o que lhe permite ter o amplo predomínio desse mercado, especialmente na Espanha, Bélgica e Holanda entre outros países.

Aquisição

/