Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Davi, de Michelangelo, carrega um rifle em campanha
Autoridades italianas ameaçam entrar com ação judicial contra um fabricante norte-americano de armamentos que usou a estátua renascentista Davi, de Michelangelo, em campanha publicitária de rifles.
Na peça, que está sendo veiculada em revistas especializadas, Davi carrega um rifle tão grande que mais parece uma potente metralhadora. O anúncio substitui a funda que o personagem bíblico usou para atirar uma pedra no gigante Golias pela arma moderna.
O trabalho foi considerado pelos italianos "altamente ofensivo" à obra, que encontra-se exposta no museu de Florença.
O ministro da Cultura, Dario Franceschini, protestou contra o texto que define a arma como uma obra de arte. O ministro manifestou seu desgosto no Twitter: A campanha ofende a imagem e viola o direito, escreveu. Vamos agir contra a empresa norte-americana, que deve retirar imediatamente a campanha do ar .
A Armalite, com sede em Illinois, usou uma fotografia de Davi, a estátua que Michelangelo esculpiu a partir de um único bloco de mármore, em 1504, em seu polêmico anúncio.
Cristina Acidini, superintendente do Museu de Florença, ficou tão chocada quanto o ministro da Cultura. Advertimos que a empresa não deve continuar usando a imagem, disse ela aos jornalistas.
As autoridades italianas informaram que os museus de Florença não permitem o uso de suas obras de arte para fins comerciais sem permissão e que a Armalite não pediu autorização para usar a imagem.
A Armalite não retornou ao contato da agência Reuters pedindo um comentário sobre o assunto.
Com Estadão, citando Reuters.