Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Paulo Mendes da Rocha revitaliza a Praça do Patriarca, em São Paulo
Entre a formulação do projeto (1992) e a execução da obra (2002) passarm-se dez anos. Mas a Praça do Patriarca, em São Paulo, foi, enfim, reinventada e resgatada. O arquiteto que está por trás de todo esse processo é ninguém menos do que Paulo Mendes da Rocha, requisitado por uma parceria entre a Assoiação Viva o Centro e a Prefeitura de São Paulo.
A Praça do Patriarca é um símbolo da cidade, conexão entre o centro antigo e o centro novo, localizada na região que era antigamente chamada de "Triângulo", reunindo as ruas XV de Novembro, São Bento e Direita.
Embaixo da Praça, há uma galeria, construída na década de 40, que abriga salas de exposição e serviços públicos, além de ser passagem para o Vale do Anhangabaú. Trata-se da Galeria Prestes Maia, citada na nota anterior, aqui no Clubeonline, já que abrigará, em 2003, o Instituto de Moda.
Mas, voltando ao Paulo Mendes, além do projeto que desenvolveu para a Praça do Patriarca, idealizou um segundo, também para a Viva o Centro, que propõe a transformação do Viaduto do Chá em gare para ônibus - mas este ainda está no papel.
De qualquer forma, passear pela nova Praça é agora bastante prazeroso: o antigo piso, um arabesco formado por mosaicos portugueses, foi reconstituído; os ônibus foram retirados do local, dando espaço de sobra para a circulação dos pedestres; uma complexa estrutura metálica foi instalada, como uma espécie de pórtico, suportanto uma cobertura, também metálica, que protege a boca de entrada da galeria.
Ao lado, causando forte contraste, volta a se destacar a quase esquecida Igreja de Santo Antonio, erguida há algumas centenas de anos.
Outro resgate: o da escultura de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, forjada em 1972, por Alfredo Ceschiatti.
Mendes da Rocha a recolocou em um ponto estratégico da Praça, numa extremidade próxima às ruas Direita e São Bento, alinhada com o Viaduto do Chá.
Viva São Paulo.
Legenda da imagem: Croqui da cobertura, desenhado por Paulo Mendes da Rocha. Fonte: Arcoweb
/