Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa Thought Leaders apresenta resultados
O Google lidera ranking da pesquisa "Thought Leaders 2012 - Empresas Mais Influentes do Brasil", seguido pela Apple, Microsoft e Facebook.
O estudo foi apresentado nesta quarta-feira (26) pela The Reputation Agency e pela consultoria britânica The Leadership Group (TLG). A lista busca reunir as 20 empresas mais influentes do momento, no país, segundo formadores de opinião locais governo, empresas, mídia, ONGs e acadêmicos.
Criada em 2007 no Reino Unido, a pesquisa é feita desde 2010 nos EUA, chegou à Índia no ano passado e, este ano, ao Brasil por meio da parceria Ideal-TLG.
O CEO da TLG, Malcolm Gooderham, observa que é a primeira vez, na história da pesquisa, que quatro empresas do mesmo segmento (internet/tecnologia) são as principais referências de reputação locais. Isso pode demonstrar o amadurecimento definitivo da indústria da informação, da conectividade e da filosofia do Vale do Silício, avalia.
Segundo o estudo, para 80% dos entrevistados, o principal benefício que uma empresa tem ao ser considerada líder de influência é a confiança das pessoas. O fator confiança foi apontado como elemento crítico, que dá à empresa uma espécie de licença para operar e crescer. Essa é uma mensagem importante para as empresas: é preciso construir uma marca que seja mais do que confiável, uma vez que muitas empresas consideradas confiáveis eventualmente podem deixar de ser vistas como influentes, diz Gooderham.
Segundo Eduardo Vieira, um dos sócios-fundadores da Ideal, um fator que chamou muito a atenção na pesquisa foi a ausência de empresas brasileiras em posições de liderança. Entre as top 20, somente sete são locais. É um forte indício de que as companhias verde-amarelas não são tão eficientes em lidar com sua reputação e influenciar seus mercados como as concorrentes internacionais, observa Vieira.
Nos índices da Europa, EUA e Ásia, a presença de companhias locais é muito maior, ocupando pelo menos metade do ranking.
Outro dado interessante é que das sete empresas brasileiras entre as top 20, três são estatais Petrobras, Banco do Brasil e Correios e uma tem um forte componente estatal (Vale). Trata-se de um fator inédito nas pesquisas realizadas pela TLG no mundo. Em outros países, a presença de companhias estatais é ínfima, diz Gooderham.
O Twitter e a Amazon, com excelente desempenho nas pesquisas realizadas em outras localidades, não tiveram nenhuma representatividade no estudo brasileiro. Nos EUA e na Europa, o Twitter está entre as top 10 empresas mais influentes. Caminho semelhante segue a Amazon, que também é destaque nos três rankings globais de Thought Leadership. Segundo o estudo, isso "é uma demonstração de que, mais do que ter uma marca forte, os formadores de opinião brasileiros valorizam a presença local na hora de medir a influência de uma empresa."
A pesquisa destaca ainda que formadores de opinião no Brasil, nos EUA e na Europa afirmam que a TV é o meio de comunicação mais importante para influenciar e construir a reputação das empresas. É um fator muito importante para ajudar as empresas a decidir seu mix de comunicação.
Os resultados sugerem ainda que os formatos impressos, como jornais e revistas, começam a entrar em uma luta para manter posição de influência perante as empresas seja no Brasil ou no resto do mundo.
Ainda segundo o estudo, dois importantes fenômenos estão convergindo: mídias sociais e propaganda boca-a-boca.
Alguns dos maiores anunciantes globais, como Unilever e P&G, e os maiores locais, como Casas Bahia e AmBev, não aparecem em posições de liderança no ranking. Isso indica, segundo o estudo, que ter marcas reconhecidas e confiáveis não necessariamente implica em ter uma boa reputação perante os formadores de opinião. Tamanho, escala e investimentos em mídia não são suficientes para convencê-los da credibilidade e da influência das empresas em seus mercados.
Confira o ranking das 20 empresas mais influentes do Brasil:
1. Google
2. Apple
3. Microsoft
4. Facebook
5. Petrobras
6. Nestlé
7. O Boticário
8. Sony
9. Visa
10. Coca-Cola
11. Volkswagen
12. Vale do Rio Doce
13. Nike
14. Natura
15. Honda
16. Banco do Brasil
17. Correios
18. Mastercard
19. TAM
20. McDonalds
Abaixo, as 10 empresas brasileiras mais influentes, segundo o estudo:
1. Petrobras
2. O Boticário
3. Vale
4. Natura
5. Banco do Brasil
6. Correios
7. TAM
8. Itaú-Unibanco
9. Bradesco
10. Petróleo Ipiranga