arrow_backVoltar

Aulão do TikTok

Plataforma leva conteúdo aos cinemas na reta final do Enem

24.10.25

Em um país onde o ensino precisa de muito mais musculatura e em um contexto no qual o uso de celular está proibido em salas de aula, o TikTok aproveita o período de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 9 e 16 de novembro, para reforçar sua proximidade com a educação.

Para ajudar estudantes na reta final de preparação, a rede social vai oferecer “aulões intensivos” em cinemas espalhados pelo Brasil. É o “Aulão TikTok”, iniciativa apresentada pela plataforma nesta semana, em São Paulo. O projeto foi concebido e executado pela AKQA Casa.

A dinâmica é oferecer conteúdo de várias disciplinas nos dias 1º e 2 de novembro, em 48 salas de cinema de 32 cidades. As localizações incluem todas as capitais e o Distrito Federal, além de Campinas (SP), Santarém (PA), Caxias do Sul (RS), Caruaru (PE) e Londrina (PR). Os ingressos serão distribuídos via Sympla.

O “aulão” reforça uma estratégia de conteúdo do TikTok lançada nos Estados Unidos em 2023 e que chegou ao Brasil há cerca de seis meses, o STEM ( sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Segundo Gustavo Rodrigues, gerente de políticas públicas do TikTok, o “Aulão” mostra a plataforma como “espaço de conhecimento e apoio aos estudantes". Ele explica que o número de buscas sobre o Enem vem crescendo a cada ano e há uma “busca ativa” para termos como "Redação", "Português" e "Matemática".

Rodrigues também afirma que no ano passado, no período das provas do Enem, entre 28 de outubro e 17 de novembro, houve um “pico” com mais de 7,5 milhões de buscas por “Enem”.

Para incentivar as participações no aulão, o TikTok realiza um concurso de vídeos que vai distribuir R$ 75 mil para 15 vencedores. “Os vídeos precisam ter rigor científico e caráter pedagógico", diz Rodrigues sobre o critério da competição.

Daniel Dränger, líder de marketing do TikTok no Brasil, destaca que a estratégia “leva a rede para outras telas e dá uma ajuda ao estudante nessa reta final”. Dränger informou também que será realizada uma campanha para OOH, com conteúdo educativo em sistemas de transporte. A campanha vai transformar perguntas enviadas por estudantes no TikTok em vídeos de professores, que serão exibidos em telas de ônibus, trens, estações de metrô e em mobiliário urbano. "Queremos tornar o tempo do trajeto das pessoas um momento útil para uma última revisão ou para dicas novas, mas de uma forma diferente, que pode ajudar a relembrar temas que costumam gerar insegurança", sublinha Dränger.

As aulas serão estruturadas por um time de oito professores, que também são conhecidos por seus conteúdos no TikTok. O projeto conta com curadoria de Ana Carlota, coordenadora pedagógica do Colégio São Luís e do Instituto Omunga, e apoio do Anglo, que, após os aulões, irá oferecer a usuários do TikTok 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem.

As sessões no cinema serão realizadas por meio de parceria entre Publicis Brasil e Flix Media.

Marcello Queiroz

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Aulão do TikTok

/