Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vendas podem crescer até 10% em 2010
As vendas de automóveis e comerciais leves novos no país recuaram 5,17% em outubro na comparação com setembro, para 281.306 unidades, segundo dados da Fenabrave, associação das concessionárias, divulgados nesta quarta-feira (04).
A Fenabrave já esperava retração das vendas de outubro na comparação com o mês imediatamente anterior, diante do retorno gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre carros.
Sérgio Reze, presidente da entidade, diz que o mercado já superou a crise. "Na comparação mensal, o que ocorreu foi um forte estresse do mercado, com os consumidores procurando comprar antes da volta do IPI, ainda que as concessionárias e montadoras tenham feito forte campanha em outubro para as vendas com preços nos patamares dos preços de setembro", afirma.
Para 2010, ele prevê crescimento de 9% a 10% nas vendas de automóveis e comerciais leves.
Em setembro, último mês com desconto cheio do IPI, as vendas de automóveis e comerciais leves foram recordes e chegaram a 296.651 unidades.
Na comparação com outubro de 2008, contudo, houve crescimento de 25,17% nas vendas.
"A diferença entre outubro de 2008 e de 2009 nós não devemos usar como comparação, porque foi nesse período do ano passado que a crise afetou a indústria", acrescenta Reze.
No acumulado de janeiro a outubro, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves no varejo cresceram 7,39% ante igual intervalo de 2008, para 2,493 milhões de unidades, conforme a Fenabrave.
Incluindo ônibus e caminhões, as vendas em outubro somaram 294.442 unidades, queda de 4,62% sobre setembro.
As informações são da Reuters.