arrow_backVoltar

Backslash Edges 2025

Estudo aponta que brasileiro quer desconectar e cuidar do corpo/mente

04.07.25

O estudo anual "Backslash Edges 2025", da unidade global de inteligência cultural da TBWA, chamada Backslash, destaca os principais movimentos culturais e as mudanças comportamentais que devem nortear o desenvolvimento de marcas.

Dentre os destaques, a pesquisa aponta para uma "nova exigência do consumidor: menos distração, mais profundidade; menos superficialidade, mais conexão lógica".

O estudo deste ano mapeou 39 grandes mudanças culturais (chamados "Edges"), que podem beneficiar marcas. Segundo a rede, tratapse de "transformações globais, movimentos enraizados em valores humanos, manifestados por comportamentos reais e consistentes".

"Mapeamos movimentos culturais globais, mas o que realmente importa é entender o que pulsa no Brasil. Em um estudo com mais de 500 pessoas, vimos um desejo claro: os brasileiros querem potencializar o corpo, cuidar da mente e desconectar — um reflexo direto dos excessos da era hiperconectada", declara Raquel Messias, vice-presidente de estratégia da Lew'Lara\TBWA.

O recorte do relatório com foco no público brasileiro mapeou quais das 39 mudanças culturais são as mais influentes para os consumidores por aqui.

Veja quais são os destaques:

Saúde hedonista

Cuidar da saúde atualmente se torna um prazer, um estilo de vida que faz parte de um sistema de confiança. Os rituais diários sofrem uma reformulação no autocuidado. As pessoas mais querem tornar a busca pela saúde uma parte agradável do estilo de vida.

Mente em manutenção

Cuidados com a saúde mental de forma proativa também estão em alta, com a quebra de estigmas sobre o tema.

Anatomia otimizada

O desejo por controle está levando as pessoas a "assumir o comando da própria biologia". Uma nova geração de tratamentos e produtos permite que as pessoas encontrem atalhos para se tornarem "versões mais saudáveis, fortes e jovens de si mesmas".

Corpos em debate

Não há um consenso sobre o que é certo. Decisões que antes eram pessoais agora se tornaram o centro de debates públicos sobre o direito à autonomia corporal versus a necessidade de regulamentação.

Reset Pessoal

A era do “sempre ligado” está tirando um tempo para respirar. Com vidas sobrecarregadas e hiperestimuladas, as pessoas estão coletivamente apertando o botão de "pausa" para uma reconexão com nossos "eus".

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Backslash Edges 2025

/