arrow_backVoltar

Banda larga

Brasil fica em 45º lugar em ranking global

01.10.09

O Brasil ficou com a 45ª posição em um ranking sobre qualidade mundial da banda larga elaborado pelas universidades de Oxford e de Oviedo, que conta com a participação de 66 países.


O ranking, divulgado nesta quinta-feira (01º) afirma que o país atinge 24 pontos no índice Broadband Quality Scores (BQS), usado pelas universidades para indicar quais os mercados com a melhor banda larga.


Em 2008, o Brasil ficou com a 38ª posição entre 42 países.


O índice BQS é calculado pelas universidades usando como base a velocidade para baixar e publicar arquivos e a latência das conexões de banda larga, usando como base informações do serviço Speedtest.net entre os meses de maio de 2008 e 2009.


A pontuação do Brasil está abaixo dos 30 pontos médios registrados pelo estudo e coloca o país atrás de Estônia, Canadá, Grécia, Irlanda, Ucrânia e Catar, entre outros.


Argentina, Arábia Saudita, México e Paquistão estão em piores posições que o Brasil.


Se considerarmos a relação entre qualidade e penetração da banda larga, o Brasil se sai ainda pior no ranking, ficando com a 53ª posição, ainda que a participação das conexões rápidas tenha ido de 16% em 2008 para 19% neste ano.


A Coreia do Sul aparece como novo líder do ranking após apresentar a maior variação em comparação a 2008, saltando de 38,25 pontos no ano passado para 65,99 pontos, ultrapassando Japão e Suécia.


Com informações do IDG Now!.

Banda larga

/