Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Artista incita furto por suposto uso não licenciado de arte
Um dos nomes mais conhecidos no mundo das artes urbanas, Banksy vive na mídia pela qualidade de suas obras e por ações que frequentemente surpreendem o público. Desta vez, ele provocou buzz ao reagir à uma coleção cápsula da Guess que foi anunciada há cerca de um mês para a temporada de outono/ inverno no hemisfério norte. A grife divulgou que fez parceria com a Brandalised, empresa que negocia licenças de graffitti urbano, e estava lançando roupas e acessórios inspirados nos notórios trabalhos do misterioso artista.
Porém, pelo menos para Banksy, o acordo não foi feito direito. Em sua conta no Instagram, ele publicou uma foto da vitrine da unidade da Guess na Regent Street, em Londres, com uma mensagem de letras brancas em fundo preto, que demonstra sua indignação pela falta de autorização (como ele dá a entender): “Attention all shoplifters”, clamou, convocando ladrões de lojas a se dirigirem ao endereço. “Eles se serviram da minha arte sem pedirem. Como pode ser errado se vocês fizerem a mesma coisa com a roupa deles?”.
A mensagem, publicada na sexta-feira (18), recebeu mais de 1,7 milhão de likes e superou 21 mil comentários. A Guess não se pronunciou oficialmente a respeito da reação do artista. No entanto, a loja foi fechada, a vitrine foi coberta com papel e a empresa reforçou a segurança na unidade. Antes do post do artista, podia-se ver no vidro que se tratava de uma coleção da marca com a Brandalised - que também não se manifestou publicamente - e as artes de Banksy.
No comunicado de lançamento da coleção, que tem roupas para homens, mulheres e crianças, a marca informa que usou desenhos icônicos de Banksy, combinando “o grafite do artista com a atitude Guess”. Colocadas à venda no e-commerce da grife no final de outubro e nas prateleiras das lojas físicas em meados deste mês, as peças têm preços que variam entre €40 e €270.
Paul Marciano, CCO da Guess, disse, no comunicado referente à novidade, que o grafite de Bansky “teve uma influência fenomenal que ressoa em toda a cultura popular”. E completou: “Esta nova coleção cápsula feita com a Brandalised é uma forma de a moda mostrar sua gratidão.”