Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Cervejas terão tratamento diferenciado
A última versão do texto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre restrições à propaganda de álcool, foi discutida nesta terça-feira (29) pelo diretor da agência, Dirceu Raposo de Melo, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
A medida é a primeira a colocar em prática as diretrizes da Política sobre o Álcool (leia aqui), lançada semana passada, e será publicada nos próximos dias no Diário Oficial.
A resolução estabelece tratamento diferenciado para as bebidas com álcool. Com até 13 graus Gay-Lussac (coolers e cervejas, entre outras), estão proibidas de veicular propaganda entre 7 e 20 horas. As com mais de 13 graus (alguns tipos de vinhos e destilados) só poderão veicular propaganda entre 21 e 6 horas.
A diferença não se limita ao horário de exibição da publicidade. Na versão mais recente da resolução, as restrições para bebidas com até 13 graus são menos rígidas. Cervejas, por exemplo, podem patrocinar eventos esportivos e shows. Já as que levam maior teor alcoólico não podem mais ter sua imagem associada a esporte olímpico, imagens de êxito, divertimento, imperativos como beba ou experimente, ou associação à sede, fome e gastronomia.
Dentro da própria Anvisa, alguns pontos da resolução despertaram polêmica, como a diferenciação do horário da propaganda de bebida. Numa das reuniões realizadas por integrantes do grupo, a idéia era defender um horário único para a proibição.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.