arrow_backVoltar

Brandcast 2025

TV Conectada supera celular / Patrocinadores da Copa na CazéTV

08.10.25

O YouTube realizou na noite desta quarta-feira (8), no Parque Mirante, em São Paulo, o Brandcast 2025, evento anual para o mercado publicitário.

A plataforma mostrou  o potencial de transmissões de escala massiva, como da Copa do Mundo da FIFA 2026, em uma parceria com a CazéTV, que vai levar todos os 104 jogos do Mundial para o YouTube.

A transmissão dos jogos, que acontecerão em três países  - Canadá, Estados Unidos e México - já teve todas as 11 cotas de patrocínio vendidas para Ambev, Bet365, Betnacional, Coca-Cola, Decolar, GM, iFood, Itaú, KTO, Mercado Livre e Vivo.

Durante o evento, o YouTube também informou uma significativa mudança de comportamento de sua audiência no Brasil. Em um marco considerado histórico, a TV Conectada superou o celular, segundo dados da Kantar Ibope Media, como a principal tela de consumo de vídeos da plataforma dentro das residências.

“Cada vez mais os brasileiros desejam assistir ao conteúdo do YouTube também por meio da TV, levando a personalização para uma experiência coletiva e imersiva. O YouTube é o palco dos maiores momentos culturais, seja no esporte, na música ou no entretenimento, com os fãs mais apaixonados e onde as marcas alcançam resultados incomparáveis”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

A mudança de comportamento do usuário, segundo o YouTube, pode gerar novas oportunidades para as marcas e criadores de conteúdo. A partir dessa perspectiva, a plataforma apresentou no Brandcast, uma ferramenta de publicidade chamada Shoppable CTV, que chega ao Brasil até o fim do ano.

Com a novidade, os consumidores poderão adquirir produtos diretamente na TV ou usar o recurso de envio para celular. Há mais de 80 milhões de brasileiros assistindo ao YouTube na TV Conectada, segundo dados de 2025 gerados pela própria plataforma.

Com foco nos criadores de conteúdo, o YouTube apresentou uma nova forma de monetização, o Programa de Afiliados do YouTube Shopping, que estará disponível a “criadores elegíveis” a partir do próximo dia 4. O programa permite que os YouTubers possam marcar, em seus vídeos e Shorts, produtos do Mercado Livre e Shopee, os dois primeiros varejistas que fizeram parceria com a plataforma no Brasil.

“Essa expansão oferece aos criadores um caminho mais direto e eficiente para monetizar sua audiência", afirma Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina.

Ferramentas para anunciantes

Além do Shoppable CTV, o YouTube apresentou outras duas ferramentas para anunciantes: o Shoppable Masterhead e o Peak Points. O primeiro, já em teste no Brasil, disponível em celulares, permite aos anunciantes posicionar suas marcas com maior destaque e controlar uma combinação de itens de acordo com seus objetivos de negócios.

O Peak Points, que estará disponível no primeiro semestre de 2026, é uma solução de inteligência artificial (IA) que posiciona anúncios nos momentos de maior atenção do público.

Marco Bebiano, diretor de negócios do Google Brasil, afirma que os novos formatos respondem às mudanças na jornada do consumidor. “Essas novidades oferecem às marcas formas de se conectarem com a audiência de maneira mais integrada e orgânica, inclusive aproveitando os picos de atenção em cada conteúdo", disse.

O Brandcast também destacou a boa aceitação de formatos globais adaptados à cultura local, como o Tiny Desk Brasil, com duas temporadas já gravadas, com patrocínio da Volkswagen e Heineken, e que terá novas temporadas para 2026.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Brandcast 2025

/