arrow_backVoltar

Breastmilk Money

Fintech nigeriana evidencia retorno financeiro da amamentação

06.05.25

Campanha lançada na Nigéria quer mostrar que o processo de amamentatação não só é fundamental para o desenvolvimento das crianças, mas também pode ajudar as famílias a terem menos custos e mais recursos.

"Breastmilk Money" é uma iniciativa da fintech nigeriana Herconomy. O esforço se baseia em dados da UNICEF, que evidenciam que cada 1 dólar investido na amamentação no país gera 35 dólares em retornos econômicos pelo maior desenvolvimento e saúde dos bebês.

Atualmente, apenas 34% das mães nigerianas alimentam seus recém-nascidos exclusivamente com o leite materno. Até 30% da renda familiar pode ser comprometida com a aquisição de fórmulas ou complementos alimentares.

"Breastmilk Money", desenvolvida em parceria com a agência Serviceplan Innovation, é uma subconta dentro das carteiras da Herconomy, oferecendo rendimentos sobre o dinheiro que não é gasto com fórmulas infantis. O sistema calcula o quanto cada mãe economizaria por mês, ao optar pela amamentação em vez da fórmula. São considerados dados como idade da criança, média de consumo e o valor dos produtos.

Os valores são transferidos automaticamente para a subconta todos os meses, rendendo 14,3% em juros ao ano – percentual que corresponde ao aumento no desenvolvimento infantil associado à amamentação, de acordo com estudos recentes. Os fundos podem ser resgatados após dois anos, período recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para amamentação.

O curta-metragem “Milk” (assista abaixo), dirigido pela cineasta Fariba Buchheim, promove a iniciativa, ao retratar diferentes experiências de mães nigerianas (não atrizes) na fase de amamentação.

A comunicação também conta com a participação de nomes como da jornalista Ogechi Ekeanyanwu, que liderou a estratégia editorial; da fotógrafa e cineasta Nengi Nelson, que capturou as realidades das mães nigerianas; da fotógrafa Yagazie Emezi; e de Titilayo Medunoye, consultora em lactação e fundadora da Milky Express, empresa de suporte à amamentação.

Ficha Técnica:

Client: Herconomy

Creative: Serviceplan Innovation

Sound: Jürgen Branz, Christoph Groß

Film Production: We Make Them Wonder

Director: Fariba Buchheim

Photo: Yagazie Emezi, Nengi Nelson

PR: Tulom, Persuasion

Media: Mediaplus Group

Clube de Criação 50 Anos

Breastmilk Money

/