Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Bratz ameaçada por Mattel
A Mattel, fabricante da boneca Barbie, entrou com processo contra a MGA Entertainment, responsável pela boneca Bratz.
O argumento é de que a Bratz foi criada por um de seus ex-funcionários quando ele ainda estava empregado na Mattel.
A MGA alega que o criador da boneca, maior adversária de Barbie no mercado, fez o primeiro design do produto quando já havia saído da Mattel.
A Mattel quer que a MGA Entertainment pare de vender a boneca Bratz e outros produtos ligados a ela.
A boneca concorrente de Barbie foi lançada em junho de 2001, com quatro personagens, usando uma linha de roupas mais jovens. Bratz já inspirou um desenho animado para a televisão e até um filme.
Segundo o jornal Los Angeles Times, o advogado da Mattel, John Quinn, afirmou durante o julgamento que a MGA nunca teve uma linha de bonecas e não poderia ter criado um produto de sucesso fenomenal sozinha.
O advogado afirmou que os desenhos para a linha Bratz foram feitos em papel de carta da Mattel e que Carter Bryant trabalhou nestes traços por um ano, enquanto ainda atuava na Mattel.
Segundo Quinn, Bryant tinha acordo contratual para entregar qualquer "criação" em design à companhia enquanto trabalhasse lá.
A MGA já afirmou que as acusações da Mattel são "infundadas" e que pretende entrar com outro processo pedindo indenização de US$ 1 bilhão, contra a Mattel, no final do atual processo.
A popularidade da boneca Barbie, criada em 1959, caiu desde o lançamento da linha Bratz. Segundo analistas, a linha Bratz rende US$ 2 bilhões por ano à MGA.
Com informações da BBC Brasil.