Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Planeta recebe 'atestado médico', em campanha do Pacto Global
No próximo dia 22 será celebrado o Dia Mundial do Planeta Terra e no dia 25 de maio entrará em vigor no Brasil uma nova norma para que empresas cuidem da saúde mental de seus funcionários (leia aqui).
Neste contexto, o Pacto Global - Rede Brasil, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), apresenta o projeto "Burnout da Terra", criado pela AlmapBBDO com o objetivo de alertar a sociedade sobre as consequências da emergência climática e incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis.
"Vinte e cinco dos 35 sinais vitais do planeta" estão em níveis recordes de deterioração, de acordo com estudo do ecólogo William Ripple, publicado em 2024. A campanha imagina a Terra como se fosse um ser humano e se inspira em oito sintomas do Burnout - estresse, insônia, arritmia cardíaca, queda de imunidade, queda de cabelo, pressão alta, queimação e fibromialgia - para traçar um paralelo entre o esgotamento humano e o estado crítico do planeta, com ilustrações de exames e um "atestado médico".
Assinado por Carlos Nobre, climatologista e Nobel da Paz, e pelo professor titular do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, Doutor Paulo Saldiva, o documento oficializa simbolicamente que a Terra está adoecida.
"Assim como o excesso de trabalho leva ao Burnout humano, o planeta também está sofrendo, com a mesma intensidade, um tipo de Burnout ambiental, provocado pela ação humana. As mudanças climáticas extremas, por exemplo, são sinais claros desse colapso em curso. Precisamos restaurar o equilíbrio com urgência — por nós e pela Terra", alerta Nobre.
"A Terra é como um organismo vivo, onde os países são os órgãos e os habitantes são suas células. Comparar os sintomas de Burnout com o desequilíbrio ambiental é uma analogia simples e triste, pois o esgotamento dos recursos naturais se assemelha ao colapso sistêmico de um corpo humano com Burnout", pontua Saldiva.
O esforço convida as empresas a assinarem o "Atestado de Burnout da Terra" (aqui), formalizando seu comprometimento para passarem a contribuir para mudanças concretas contra o aquecimento global.
A ação reforça que os "tratamentos’ para a Terra estão em linha com os movimentos do Pacto Global - Ambição Net Zero, Impacto Amazônia, +Água e Conexão Circular, Mente em Foco - e com o Programa Pacto Rumo à COP30.
O projeto inclui o envio de convites - em formato de kits - para empresas brasileiras de diversos segmentos, que receberão oito exames da Terra e um Atestado de Licença Médica - o documento deverá ser assinado simbolicamente, compactuando com a necessidade de "descanso" do planeta e afirmando sua entrada no Pacto Global - Rede Brasil.
A iniciativa também traz um site interativo, com outras informações.
Ficha Técnica:
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
Campanha: Burnout da Terra
Cliente: Pacto Global
Produto: Institucional
CCO: Pernil
Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Fernando Duarte, Henrique del Lama, Pedro Corbett e Rodrigo Adam
Head de Design & Craft: Eric Benitez
Diretor de Criação: Eduardo Vares
Criação: Alexandre Freire, Fernando Saú, Pedro Afonso, Rafael Reis e Victor Laars
Atendimento: Camila Massari, Fabíola Loureiro e Cairo Lorenzo Ribas
CDMO: Rafaela Alves
Mídia: Luana Guerra Gallizzi, Daniele Dechiqui, Laura Paganini , Lucas Fanti Del Vage e Victor Cavalcante
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Marcia Granja
Editor: Cadu Silva
Motion designer: Lucassou
Art Buyer: Tereza Setti e Ana Cecilia da Costa
Produção Gráfica: Jose Roberto Bezerra, Rose Cleide Soares Ribeiro e Marcos De Souza
Revisão: Eliana Aparecida Pavan
Projetos Especiais: Julia Newman, Larissa Sarkis, Júlia Cunha e Pedro Benassi
PR: PR ALMAP, Giusti e PR Pacto Global
Aprovação: Flávia Martins, Ana Urquiza, Brenër Pompêo, Rubens Filho, Flavia Vianna e Danielly Freire
Conteúdo exames e pesquisa: Dr. Carlos Nobre, Dr. Paulo Saldiva e Sidney Marcelino Leite
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Cyro Neto
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Cyro Neto
Atendimento: Ingrid Lopes, Fernanda Crespo, Bruna Rocha e Bárbara Russiano
Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello
Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Atendimento Executivo: Camila Holzmann
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Head of Art: Icaro Yuji
Ilustradores: Pedro Gabriel e Leandro Dexter
Animadores: Ramona Krüger e Fernando Snake
Clube de Criação 50 Anos