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Facebook contrata empresa para atacar Google
O Facebook confirmou nesta quinta-feira (12) que contratou a empresa de relações públicas Burson-Marsteller para 'plantar' notícias que gerassem preocupação com a privacidade em serviço do Google, informa O Estado de S.Paulo.
Apesar disso, a rede social negou que se tratasse de 'campanha' contra o concorrente.
Reportagem do jornal USA Today publicada essa semana revelou que a empresa de relações públicas estava tentando convencer grandes empresas de comunicação, incluindo o jornal, a publicar notícias sobre a ferramenta do Gmail chamada Social Circle, que estaria violando a privacidade dos usuários nos EUA.
Nesta quinta, o site The Daily Beast publicou outra reportagem revelando que o Facebook estava por trás da campanha da Burson-Marsteller.
Em comunicado, o Facebook confirmou ter contratado a empresa, mas negou que se tratasse de 'campanha' contra o Google.
"Nenhuma campanha de 'difamação' foi autorizada ou planejada", diz o comunicado do Facebook. "Em vez disso, nós queríamos que um terceiro verificasse que as pessoas não aprovam a coleta e o uso de informações de suas contas do Facebook e de outros serviços no Google Social Circle - assim como o Facebook não aprova o uso ou coleta para este propósito. Nós contratamos a Burson-Marsteller para dar atenção a esse problema, usando informações disponíveis publicamente e que poderiam ser verificadas com independência por qualquer organização da mídia ou analista. Os problemas de privacidade são sérios e devem ser mostrados de uma forma séria e transparente."
O site The Daily Beast mostrou que a Burson-Marsteller ofereceu ajuda ao blogueiro e advogado especializado em privacidade, Chris Soghoian - um conhecido crítico do Google, segundo o The New York Times -, para escrever um editorial sobre o Social Circle.
O serviço do Google usa os contatos dos usuários do Gmail para fornecer resultados de buscas otimizados, de acordo com outras buscas realizadas por pessoas que o usuário conhece.
Soghoian disse que a Burson-Marsteller estava tentando criar "tempestade em copo d'água" e que o Google não estava violando a privacidade de ninguém. Ele perguntou qual empresa estava por trás disso e a Burson não quis revelar.
O advogado então publicou os e-mails trocados com um representante da empresa, que revelam a tentativa de manchar a imagem do Google.
Depois de o Facebook divulgar seu comunicado, a Burson-Marsteller também confirmou ter sido contratada pela rede social nos EUA "para lançar luz sobre informações de domínio público" e afirmou que o Facebook havia pedido sigilo.
Diz o comunicado da empresa de relações públicas: "Não obstante a justificativa, este não é um procedimento aceito na Burson-Marsteller e contraria nossas políticas. Deveria, por essa razão, ter sido recusado. Nossa relação com os meios de comunicação é pautada por padrões estritos de transparência no que tange aos clientes, e este incidente reforça a inquestionável importância desse princípio".