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Busca com IA generativa

Recurso do Google está disponível no país

08.11.23

O Google anunciou a chegada ao Brasil da Experiência de Pesquisa Generativa (em inglês, Search Generative Experience ou SGE), disponível em português a partir desta quarta-feira, 08 - inicialmente pelo desktop. É um recurso que conta com IA generativa. Agora, quando as pessoas fizerem uma pergunta no buscador, a IA poderá fornecer os primeiros passos da pesquisa de forma mais natural e intuitiva. O experimento pode ser acessado via Search Labs, novo programa onde as pessoas podem testar e experimentar tecnologias e recursos da busca antecipadamente.

Com essa novidade, as informações são organizadas de modo diferente. É possível aprofundar ainda mais os resultados de um tópico ou descobrir conteúdos na internet. Segundo o Google, a SGE permite a compreensão de um tópico com mais rapidez, oferece novos insights e realiza tarefas com mais facilidade.

Algumas das principais utilidades da nova experiência incluem: resumos gerados por IA; modo conversacional para explorar mais informações sobre uma pesquisa, com possibilidade de se obter respostas instantâneas geradas pela IA, com links para diversas fontes na web; respostas projetadas para destacar as fontes e os links com resultados confiáveis.

Depois que os resultados baseados em IA surgem (após a pergunta feita na busca), aparecem, ao final desse conteúdo, sugestões de próximas etapas para a jornada, com perguntas relacionadas. Clicando nelas, é possível acessar o modo conversacional.

Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar a atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informação”, afirmou, em comunicado, Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para a Busca. 

Para testar a ferramenta, o Clubeonline perguntou na Busca: “Como preparar o briefing de uma campanha”.

A IA generativa trouxe como resposta: “O briefing é um resumo do projeto que guia toda a produção e veiculação de publicidades. Para preparar o briefing de uma campanha, você pode seguir estas etapas:
1. Fazer perguntas: Converse com os representantes da marca e faça perguntas que nortearão o documento.
2. Identificar o projeto: Descubra a natureza, o contexto e os objetivos do projeto.
3. Analisar o setor: Faça uma análise setorial do segmento de atuação.
4. Levantar informações: Colete informações sobre o público-alvo, o perfil e o portfólio da empresa, as empresas concorrentes direta e indiretamente, e as boas práticas que podem ser adotadas.
5. Definir prazos e orçamento: Defina prazos e orçamento.
6. Detalhar o modelo de comunicação: Descreva o modelo de comunicação, as principais mensagens e o tom de voz.
7. Definir metas e objetivos: Estabeleça metas e objetivos primários e secundários.”

Entre as perguntas que surgiram depois está: “O que pedir num briefing”. Também foram apresentadas três fontes com temas relacionados.

Para saber mais, acesse labs.google.com/search ou confira o post assinado por Bruno Pôssas no Blog do Google.

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