arrow_backVoltar

Buscas e insights

Google lança página para varejo, com itens + procurados

29.05.20

O Google lançou no Brasil a página Categorias em ascensão no Varejo, que apresenta tendências de buscas por bens de consumo. Com base nos mesmos dados que alimentam o Google Trends, o site fornece informações para marcas e varejistas, que mostram as categorias mais procuradas, os locais onde as buscas vêm crescendo e as consultas associadas a elas. A página é parte do Think with Google, área dedicada a compartilhar insights sobre consumo, tendências de mercado e boas práticas.

A página permite selecionar o período das buscas entre semana, mês e ano. Os dados são atualizados diariamente, de acordo com as mudanças de interesse observadas na plataforma. A ferramenta pretende ajudar empresas a também entender como as demandas dos brasileiros estão mudando por conta da covid-19.

Uma pesquisa da Ipsos, encomendada pelo Google, revela que 40% dos entrevistados fizeram compras online em lojas e varejistas que não consultavam antes da pandemia. O estudo aponta que um em cada cinco consumidores brasileiros está experimentando marcas que normalmente não procuravam.

Desde o início do isolamento, as buscas têm revelado diversas mudanças no comportamento do consumidor por produtos do varejo. Nas últimas dez semanas, com as pessoas passando mais tempo em casa, registrou-se o aumento em categorias como cama, mesa e banho (+99%), eletroportáteis (92%) e utensílios domésticos (+72%). A procura por chinelos e pantufas cresceu 800% desde o começo da quarentena.

Com mais informações sobre os itens mais buscados, as empresas podem aumentar suas vendas. O uso de dados pode ajudar na criação de conteúdo sobre um determinado item que está em alta ou de uma ação mais direcionada nas redes sociais. Pode também guiar uma promoção e impulsionar as vendas de um produto.

 

Buscas e insights

/