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Citroën faz investimento recorde no lançamento
A Citroën apresentou à imprensa o C3 Aircross, novo modelo SUV compacto da montadora, que consumirá o maior investimento de marketing da empresa em sua história no Brasil. O lançamento terá campanha publicitária criada pela Euro RSCG, que será veiculada em televisão, cinema, mídia impressa, rádio e internet, com destaque para ações em redes sociais. Contará ainda com uma ação promocional, desenvolvida pela Kwarup, que envolverá um reality show a ser exibido pelo canal de TV por assinatura Multishow, e produzido pela Conspiração. As vendas do Aircross começarão apenas na segunda quinzena de setembro.
Atendida por alinhamento global pela rede Euro RSCG, a Citroën promoveu uma concorrência entre as unidades de sua agência no mundo para a criação da comunicação do lançamento do C3 Aircross em toda a América Latina. Uma dupla de diretores de criação da Euro RSCG Itália, cujos nomes ainda não foram revelados, assina a concepção criativa da campanha, que utiliza o conceito Novas escolhas. Novos caminhos.
De acordo com Nívea Ferradosa Morato, diretora de marketing da Citroën Brasil, o filme mostra um homem em uma cidade indo para uma festa na cobertura de um edifício. Mas ele faz um caminho completamente diferente e chega de forma inusitada ao seu destino, conta a diretora, sem se aprofundar no roteiro. Não vamos falar ainda sobre os detalhes do comercial, pois a campanha do C3 Aircross começará a ser veiculada apenas no dia 19 de setembro, explica.
A produção do filme tem a assinatura de duas produtoras: a europeia Gang e a brasileira Sweet Filmes. A direção de cena é de uma dupla de diretores austríacos, cujos nomes também não foram revelados, sendo que as filmagens aconteceram no Rio de Janeiro.
Nívea Morato conta também que a campanha de lançamento do C3 Aircross terá forte investimento em mídia impressa, com anúncios criados pela Euro RSCG Brasil a partir do conceito Novas escolhas. Novos caminhos.
A Kwarup, de Zuza Tupinambá, desenvolveu uma ação promocional diferenciada para o lançamento do Aircross. Trata-se da Expedição Citroën Aircross, que selecionará por meio do website www.expedicaoaircross.com.br, 10 jovens brasileiros, dos mais variados perfis, que participarão de uma caravana de 10 veículos Citroën C3 Aircross, percorrendo mais de sete mil quilômetros e passando por 23 cidades de seis Estados brasileiros.
Tupinambá revela esse reality show terá ainda a participação de uma equipe composta por um chefe de cozinha, um produtor musical e uma equipe de antropólogos. A ideia é inspirada nas célebres expedições de André Citroën, realizadas nas décadas de 1920 e 1930 pela África e Ásia, diz o sócio-diretor da Kwarup. Tudo o que acontecer ao longo da expedição terá imagens captadas pela Conspiração. Um caminhão de apoio , transformado em uma ilha de edição, irá editar e transmitir as imagens para a exibição no programa de TV, explica.
A equipe de antropólogos será comandada pela professora Dra. Valéria Grandini, da USP, que terá a responsabilidade de levantar as peculiaridades culturais, étnicas e sociais das regiões abrangidas pelo roteiro da expedição: Cidades dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Sul de Minas Gerais. Será um trabalho importante de responsabilidade social da Citroën, que vai gerar subsídios para diversas obras culturais a serem editadas no final da expedição, explica Nívea.
Além de selecionar os participantes pela internet, ambiente onde também será apresentado o material referente ao trajeto, a expedição terá divulgação em cinema e em emissoras de rádio. A ação também vai gerar conteúdo publieditorial para a revista Trip.
Sobre os investimentos em marketing feitos pela Citroën no lançamento do C3 Aircross, Nívea Morato não revela valores, mas confirma que será o maior já feito pela história da montadora no Brasil. Estamos entrando em um segmento de SUV compactos que já é amplamente explorado no Brasil pelas outras montadoras, mas esse carro tem diferenciais exclusivos, design revolucionário e fantásticos itens de sofisticação, por isso nossos esforços serão imensos para fazer o Aircross ser bem conhecido pelos brasileiros, afirma a diretora de marketing.