Para promover as mostras dos fotógrafos Wolfgang Tillmans e German Lorca, que acontecem simultaneamente no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), a DM9DB criou campanha que convida os visitantes a compartilhar suas opiniões.
Algumas peças das exposições possuem QRCodes que levam a um site mobile, onde as pessoas podem expressar suas sensações ao ver os trabalhos. Essas opiniões são compartilhadas automaticamente no Facebook.
Além desta ação, a comunicação é composta por anúncios, cartazes e spot.
As peças buscam contar um pouco de cada artista: German Lorca, precursor da fotografia digital no Brasil, e o alemão Wolfgang Tillmans, astrônomo amador que aporta pela primeira vez no país.
"Se hoje é comum todos postarem e curtirem fotos pelo instagram, Tillmans foi pioneiro em dar para uma foto cotidiana o status de arte. Agora, ele está em outro momento, muitas vezes dispensando a câmera e usando apenas a luz para queimar o papel fotográfico e produzir formas abstratas. A campanha não poderia ser diferente e aborda a multiplicidade do seu trabalho", afirma Daniel Ottoni, diretor de arte da campanha.
Ficha Técnica:
Agência: DM9DDB
Cliente: MAM
Diretores de Criação: Sergio Valente, Marco Versolato, Keka Morelle, André Pedroso
Criação: Alexandre Catarino, Daniel Ottoni
Atendimento: Maristela Correa, Tania Pena, Caroline Pintarelli
Mídia: Patrícia Muratori, Patrícia Rosa
Aprovação do cliente: Paula Amaral