arrow_backVoltar

Campanha

Cazé, Mussum e Rivellino em filmes do novo Fusca

18.02.13


Em busca de se conectar mais fortemente com um tipo de consumidor considerado "mais exigente", de "energizar a marca" e de aumentar a simpatia do público em relação à montadora, a Volkswagen do Brasil lança o novo Fusca.



A montadora se inspira nos anos 70 e 80 para comunicar o lançamento, de olho no consumidor "cool", moderno e antenado, segundo explica o gerente executivo de marketing da Volkswagen do Brasil, Artur Martins. "O Fusca já tem uma ligação emocional com o consumidor, que vamos explorar em nossa comunicação para que esse vínculo com o carro possa aumentar a simpatia do público em relação à Volks", conta o executivo, que revela que a empresa está investindo entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões na comunicação do novo produto no país este ano.



A campanha, criada pela AlmapBBDO, teve início com teasers com o jogador Rivellino e com o apresentador Chacrinha, veiculados no final do ano passado (confira os teasers aqui).



Agora, a comunicação contará com filmes (em breve no Clubeonline) - que estreiam no dia 25 - peças para mídia impressa e internet. A estratégia passa pelo conceito "O carro voltou", buscando resgatar as lembranças afetivas dos brasileiros em relação ao carro que foi líder de vendas no país por 24 anos, e também explorando a novidade do lançamento, destacando o novo modelo como "premium", "tecnológico" e "cool".



"Também abordamos o fato de o Fusca ter evoluído tanto quanto o Brasil", declara Cíntia Gonçalves, diretora de planejamento estratégico da AlmapBBDO.



Os filmes são protagonizados pelo apresentador Cazé Peçanha, ao som de "País Tropical". O cenário traz o lançamento do novo Fusca para os anos 70, no Viaduto do Chá, em São Paulo. Nos comerciais, muitas pessoas "comuns" se admiram com as tecnologias do novo carro (como o Bluetooth) ou mesmo com o design do automóvel: "Um carrão desse no Brasil?", duvida um dos personagens. O jogador Rivellino e o humorista Mussum também aparecem, em cenas registradas na época.



Além do novo Fusca, somente Cazé é apresentado nos filmes como "um representante do século 21". Ele encerra os comerciais com a frase: "Novo Fusca. Perfeito para o Brasil... de 2013."



Luiz Sanches, diretor geral de criação da agência, explica que foi feito um paralelo entre o novo momento do Brasil e o novo momento da Volks - que comemora 60 anos no Brasil em março. "O novo Fusca é o embaixador desta nova fase da montadora no país", conta.



Os comerciais, produzidos pela Paranoid e dirigidos por Dulcídio Caldeira, estão passando por um trabalho detalhado de pós-produção, para reconstituir o ambiente dos anos 70: o Viaduto do Chá, por exemplo, "ganhará" pisos da época.



Entre os anúncios, um deles mostra ao leitor letra de “País Tropical”. Na frase “Tenho um Fusca e um violão”, que faz parte da música, depois de citado o modelo do automóvel, várias das suas novidades tecnológicas são descritas, antes de continuar com a letra da canção e suas outras estrofes.



Fichas Técnicas - Filme



Anunciante: Volkswagen do Brasil

Título: “Céticos” e “Brasil 70”

Produto: Novo Fusca

Diretores Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches

Diretores de Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi

Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi, Pernil, André Gola

Produtora: ParanoidBR

Produtor executivo: Egisto Betti

Direção: Dulcidio Caldeira

Fotografia: Pierre de Kerchove

Rtvc: Vera Jacinto, Ana Paula Casagrande, Tais Olhiara, Rafael Motta e Diego Villas Boas

Trilha / Locutor: Raw Audio/ Paulo Ivo

Montador / Editor: Alex Lacerda

Finalizadora: Clan VFX

Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Olivia Tornelli

Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss

Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Danielle Vale, Claudio Knupp

Aprovação: Artur Martins, Ana Paula Lobão, Mari Negrini



Ficha Técnica – Anúncio



Anunciante: Volkswagen do Brasil

Título: País Tropical

Produto: Novo Fusca

Diretores Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches

Diretores de Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi

Diretores de Arte: Bruno Prosperi, André Gola

Redatores: Renato Simões, Pernil

Fotografia: banco de imagem

Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra

Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Olivia Tornelli

Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss

Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Danielle Vale, Claudio Knupp

Aprovação: Artur Martins, Ana Paula Lobão, Mari Negrini



Ficha técnica – Campanha de mídia gráfica online



Anunciante: Volkswagen

Produto: Novo Fusca

Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches

Diretores de Criação: Renato Simões e Bruno Prosperi

Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara, Sandro Rosa

Diretor de Arte: André Leotta

Assistente de Arte: Davi Maine

Redator: Marcelo Pignatari e Leonardo Avila

Diretor de produção digital: Fernando Boniotti

Programador: Thalles Freitas de Oliveira

Programação Peça Ipad: On Interactive

Programação Peças mídia gráfica: Um Studio e Madre

Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto e Vanessa Silva

Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss

Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz , Kauê Lara Cury, Raphael Vignola e Larissa Porto de Andrade

Aprovação: Artur Martins, Fábio Rabelo, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini da Silva



Ficha técnica - Hotsite



Anunciante: Volkswagen

Produto: Novo Fusca

Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches

Diretores de Criação: Renato Simões e Bruno Prosperi

Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara, Sandro Rosa

Diretor de Arte: Tiago Marcondes

Assistente de Arte: Davi Maine

Redator: Andre Arteze e Leonardo Avila

Diretor de produção digital: Fernando Boniotti

Programação Site: InKuba

Gerente de Projetos: Denise Aya Kotsubo

Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto e Vanessa Silva

Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss

Aprovação: Artur Martins, Fábio Rabelo, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini da Silva

 


Campanha

/