Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Cazé, Mussum e Rivellino em filmes do novo Fusca
Em busca de se conectar mais fortemente com um tipo de consumidor considerado "mais exigente", de "energizar a marca" e de aumentar a simpatia do público em relação à montadora, a Volkswagen do Brasil lança o novo Fusca.
A montadora se inspira nos anos 70 e 80 para comunicar o lançamento, de olho no consumidor "cool", moderno e antenado, segundo explica o gerente executivo de marketing da Volkswagen do Brasil, Artur Martins. "O Fusca já tem uma ligação emocional com o consumidor, que vamos explorar em nossa comunicação para que esse vínculo com o carro possa aumentar a simpatia do público em relação à Volks", conta o executivo, que revela que a empresa está investindo entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões na comunicação do novo produto no país este ano.
A campanha, criada pela AlmapBBDO, teve início com teasers com o jogador Rivellino e com o apresentador Chacrinha, veiculados no final do ano passado (confira os teasers aqui).
Agora, a comunicação contará com filmes (em breve no Clubeonline) - que estreiam no dia 25 - peças para mídia impressa e internet. A estratégia passa pelo conceito "O carro voltou", buscando resgatar as lembranças afetivas dos brasileiros em relação ao carro que foi líder de vendas no país por 24 anos, e também explorando a novidade do lançamento, destacando o novo modelo como "premium", "tecnológico" e "cool".
"Também abordamos o fato de o Fusca ter evoluído tanto quanto o Brasil", declara Cíntia Gonçalves, diretora de planejamento estratégico da AlmapBBDO.
Os filmes são protagonizados pelo apresentador Cazé Peçanha, ao som de "País Tropical". O cenário traz o lançamento do novo Fusca para os anos 70, no Viaduto do Chá, em São Paulo. Nos comerciais, muitas pessoas "comuns" se admiram com as tecnologias do novo carro (como o Bluetooth) ou mesmo com o design do automóvel: "Um carrão desse no Brasil?", duvida um dos personagens. O jogador Rivellino e o humorista Mussum também aparecem, em cenas registradas na época.
Além do novo Fusca, somente Cazé é apresentado nos filmes como "um representante do século 21". Ele encerra os comerciais com a frase: "Novo Fusca. Perfeito para o Brasil... de 2013."
Luiz Sanches, diretor geral de criação da agência, explica que foi feito um paralelo entre o novo momento do Brasil e o novo momento da Volks - que comemora 60 anos no Brasil em março. "O novo Fusca é o embaixador desta nova fase da montadora no país", conta.
Os comerciais, produzidos pela Paranoid e dirigidos por Dulcídio Caldeira, estão passando por um trabalho detalhado de pós-produção, para reconstituir o ambiente dos anos 70: o Viaduto do Chá, por exemplo, "ganhará" pisos da época.
Entre os anúncios, um deles mostra ao leitor letra de País Tropical. Na frase Tenho um Fusca e um violão, que faz parte da música, depois de citado o modelo do automóvel, várias das suas novidades tecnológicas são descritas, antes de continuar com a letra da canção e suas outras estrofes.
Fichas Técnicas - Filme
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: Céticos e Brasil 70
Produto: Novo Fusca
Diretores Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretores de Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi
Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi, Pernil, André Gola
Produtora: ParanoidBR
Produtor executivo: Egisto Betti
Direção: Dulcidio Caldeira
Fotografia: Pierre de Kerchove
Rtvc: Vera Jacinto, Ana Paula Casagrande, Tais Olhiara, Rafael Motta e Diego Villas Boas
Trilha / Locutor: Raw Audio/ Paulo Ivo
Montador / Editor: Alex Lacerda
Finalizadora: Clan VFX
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Olivia Tornelli
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Danielle Vale, Claudio Knupp
Aprovação: Artur Martins, Ana Paula Lobão, Mari Negrini
Ficha Técnica Anúncio
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: País Tropical
Produto: Novo Fusca
Diretores Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretores de Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi
Diretores de Arte: Bruno Prosperi, André Gola
Redatores: Renato Simões, Pernil
Fotografia: banco de imagem
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Olivia Tornelli
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Danielle Vale, Claudio Knupp
Aprovação: Artur Martins, Ana Paula Lobão, Mari Negrini
Ficha técnica Campanha de mídia gráfica online
Anunciante: Volkswagen
Produto: Novo Fusca
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretores de Criação: Renato Simões e Bruno Prosperi
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara, Sandro Rosa
Diretor de Arte: André Leotta
Assistente de Arte: Davi Maine
Redator: Marcelo Pignatari e Leonardo Avila
Diretor de produção digital: Fernando Boniotti
Programador: Thalles Freitas de Oliveira
Programação Peça Ipad: On Interactive
Programação Peças mídia gráfica: Um Studio e Madre
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto e Vanessa Silva
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz , Kauê Lara Cury, Raphael Vignola e Larissa Porto de Andrade
Aprovação: Artur Martins, Fábio Rabelo, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini da Silva
Ficha técnica - Hotsite
Anunciante: Volkswagen
Produto: Novo Fusca
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretores de Criação: Renato Simões e Bruno Prosperi
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara, Sandro Rosa
Diretor de Arte: Tiago Marcondes
Assistente de Arte: Davi Maine
Redator: Andre Arteze e Leonardo Avila
Diretor de produção digital: Fernando Boniotti
Programação Site: InKuba
Gerente de Projetos: Denise Aya Kotsubo
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto e Vanessa Silva
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss
Aprovação: Artur Martins, Fábio Rabelo, Ana Paula Lobão, Marileide Negrini da Silva