Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Revista Tatame na batalha contra as drogas
O Escritório de Idéias assina campanha contra o uso de drogas para Revista Tatame.
As peças alertam sobre o perigo do consumo de drogas, num convite à reflexão dos usuários, que já somam mais de 180 milhões de pessoas no mundo, 5% da população entre 15 e 64 anos, segundo dados do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) divulgados em junho deste ano.
Os títulos dizem: Um soco derruba muita gente. Mas, às vezes, basta um tapinha e O nariz continua sendo um dos melhores pontos para nocautear alguém.
A intenção é chamar a atenção, principalmente de jovens de classe média e lutadores, sobre os riscos do uso de entorpecentes.
A cocaína, a exemplo, é a principal causa de infarto agudo do miocárdio em pessoas com menos de 30 anos.
No Brasil, de acordo com documento da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado este ano, cerca de 860 mil pessoas são usuárias de cocaína. Há ainda registro de que 22,8% da população no Brasil consome drogas, em geral.
Fábio Barreto, diretor de criação da campanha, explica que a intenção é promover maior entendimento sobre os males das substâncias ilícitas e permitir ao público fazer a escolha certa, neste caso em favor da saúde, mas sem discurso de ditador. Combater as drogas com inteligência e não mais por imposição.
- Em janeiro, o Jornal Nacional mostrou a prisão de adolescentes da classe média envolvidos com traficantes para revenda de drogas em academias e festas. Na denúncia, novo plano estratégico para atrair consumidores aos morros cariocas: organização de lutas livres clandestinas por bandidos da região. Resolvemos contra-atacar com fogo pesado, partindo do mesmo princípio: inteligência e planejamento.
As drogas aparecem em pesquisa da ONU como problema econômico e de saúde pública. Além dos óbitos e danos graves ao organismo humano, a dependência (álcool, tabaco, cocaína, maconha, anfetaminas e psicotrópicos) consome 10% do produto interno bruto da economia mundial, em gastos com hospitais, acidentes de trânsito e no trabalho, e com a perda de produtividade. Em cifras, a indústria de entorpecentes já movimenta de 300 a 400 bilhões por ano, em todo o mundo.
Os anúncios serão publicados na Revista Tatame ainda neste mês de outubro. Cartazes serão fixados em academias do Grande Rio.
Ficha Técnica
títulos: Um soco derruba muita gente. Mas, às vezes, basta um tapinha e O nariz continua sendo um dos melhores pontos para nocautear alguém,
redação: Leo Santoro e Fabio Barreto
direção de arte: Fábio Barreto
direção de criação: Fábio Barreto
produção gráfica: Fábio Barreto, Leo Santoro e Fabiano Klotz
anunciante: Tatame
atendimento: Victor Murtinho
Comentários
diretor de criação - ficaria melhor se tivesse, no primeiro: a foto de um cara "desmaiado" no chão ou mesmo na cama; e no segundo: um cara com olhos arregalados e nariz sangrando. mostrar a droga não funciona, mostrar o efeito negativo dela, talvez.