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novaSB cria para Organização Mundial da Saúde
Clique aqui e confira filme para veiculação global criado pela NovaS/B para o Dia Mundial Sem Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que acontece anualmente em 31 de maio.
Clique aqui para conferir a versão do filme em português.
Neste ano, o tema definido pela OMS para a campanha foi A Indústria do Tabaco e o Marketing Dirigido às Mulheres.
Durante cerca de cinco meses, a equipe de criação da agência, dirigida por Ricardo Furriel, trabalhou na campanha.
O grupo buscou ideias universais que fossem capazes de sensibilizar mulheres de todo o mundo, independentemente de suas nacionalidades, hábitos e costumes.
A opção final foi pelo universo da moda. Segundo Marcelo Maia, um dos diretores de arte da campanha, "elegância e glamour são conceitos aspiracionais e atributos desejados pela maioria das mulheres. Mesmo a mulher do Oriente Médio, que resguarda sua imagem sob a burca, veste-se com roupas elegantes, usa maquiagem e joias para se mostrar ao marido.
Outro motivo para a escolha do tema foi o fato da indústria do tabaco também utilizar elementos do mundo da moda para convencer mulheres a fumar. Assim, usamos o mesmo artifício utilizado pela indústria do tabaco. A diferença é que nesta campanha mostramos a falsidade desse marketing e os riscos reais do hábito de fumar, diz Ricardo Furriel.
O conceito da campanha é: Fumar não é moda. É vício.
Como as peças devem, por determinação da OMS, ser produzidas em inglês e francês, a frase em inglês é Smoking is ugly e, em francês, Fumer cest moche.
O termo 'addiction', como versão de vício, não tem a força do correspondente em português, já que é usado trivialmente para hábitos não nocivos, como 'addicted to sports'. Por isso, optamos por usar outra frase nesses idiomas com o mesmo sentido negativo, explica Eliane Andrade, planejadora da NovaS/B.
com a equipe da OMS em Genebra e nos EUA.
A campanha é composta por cinco cartazes, um filme, adesivos, banners, folheteria e hotsite. Os peças impressas trazem mulheres posando como modelos mas com lesões causadas pelo hábito de fumar: a modelo negra apresenta câncer de garganta; a loira tem gangrena na perna; a indiana mostra o lábio mutilado por um câncer bucal.
Há, ainda, dois cartazes que alertam para os riscos do fumo passivo. Um deles traz um casal de jovens chineses, em que o homem solta fumaça na face da mulher. O outro mostra uma mulher grávida próxima do companheiro fumante.
Para encontrar pessoas acometidas de doenças, a NovaS/B teve a ajuda do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que encontrou pacientes dispostos a participar das fotos.
O filme foi dirigido por Willy Biondani, da BossaNova Filmes.