arrow_backVoltar

Campanha 3

novaSB cria para Organização Mundial da Saúde

01.06.10

Clique aqui e confira filme para veiculação global criado pela NovaS/B para o Dia Mundial Sem Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que acontece anualmente em 31 de maio. 

Clique aqui para conferir a versão do filme em português.


Neste ano, o tema definido pela OMS para a campanha foi “A Indústria do Tabaco e o Marketing Dirigido às Mulheres”.


Durante cerca de cinco meses, a equipe de criação da agência, dirigida por Ricardo Furriel, trabalhou na campanha. 

O grupo buscou ideias universais que fossem capazes de sensibilizar mulheres de todo o mundo, independentemente de suas nacionalidades, hábitos e costumes.


A opção final foi pelo universo da moda. Segundo Marcelo Maia, um dos diretores de arte da campanha, "elegância e glamour são conceitos aspiracionais e atributos desejados pela maioria das mulheres. Mesmo a mulher do Oriente Médio, que resguarda sua imagem sob a burca, veste-se com roupas elegantes, usa maquiagem e joias para se mostrar ao marido”.

Outro motivo para a escolha do tema foi o fato da indústria do tabaco também utilizar elementos do mundo da moda para convencer mulheres a fumar. “Assim, usamos o mesmo artifício utilizado pela indústria do tabaco. A diferença é que nesta campanha mostramos a falsidade desse marketing e os riscos reais do hábito de fumar”, diz Ricardo Furriel.

O conceito da campanha é: “Fumar não é moda. É vício”.

Como as peças devem, por determinação da OMS, ser produzidas em inglês e francês, a frase em inglês é “Smoking is ugly” e, em francês, “Fumer c’est moche”.


 “O termo 'addiction', como versão de ‘vício’, não tem a força do correspondente em português, já que é usado trivialmente para hábitos não nocivos, como 'addicted to sports'. Por isso, optamos por usar outra frase nesses idiomas com o mesmo sentido negativo”, explica Eliane Andrade, planejadora da NovaS/B.
com a equipe da OMS em Genebra e nos EUA.


A campanha é composta por cinco cartazes, um filme, adesivos, banners, folheteria e hotsite. Os peças impressas trazem mulheres posando como modelos mas com lesões causadas pelo hábito de fumar: a modelo negra apresenta câncer de garganta; a loira tem gangrena na perna; a indiana mostra o lábio mutilado por um câncer bucal.


Há, ainda, dois cartazes que alertam para os riscos do fumo passivo. Um deles traz um casal de jovens chineses, em que o homem solta fumaça na face da mulher. O outro mostra uma mulher grávida próxima do companheiro fumante.

Para encontrar pessoas acometidas de doenças, a NovaS/B teve a ajuda do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que encontrou pacientes dispostos a participar das fotos.


O filme foi dirigido por Willy Biondani, da BossaNova Filmes.

Campanha 3

/