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Campeonato Brasileiro

C13, que negociava direitos, racha

24.02.11

A Globo e a CBF venceram esse round: o Clube dos 13 rachou e corre sério risco de ser extinto. A entidade, que congregava os 20 maiores clubes do país e que tinha como função negociar os contratos de TV do Campeonato Brasileiro, sofreu várias deserções, segundo informa a Folha.Com.


O Corinthians foi o primeiro a sair. Logo atrás foram quatro times do Rio, Coritiba, Grêmio, Goiás e Vitória. A lista tende a aumentar: Santos, Palmeiras, Portuguesa e Cruzeiro devem abandonar o Clube dos 13 em breve.


A debandada se deu no mesmo dia em que o C13 preparou o edital que nortearia a negociação do próximo contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014 (leia aqui).


Para o ano que vem, os dissidentes acenam com a criação de uma liga, sem o clube do C13.


A ideia tem a simpatia da CBF, que desde o ano passado é inimiga do Clube dos 13, mas ainda é embrionária.


Os descontentes - Corinthians e clubes cariocas à frente - argumentam que podem conseguir mais dinheiro se negociarem isoladamente. A entidade rebate que, em grupo, os times vão arrecadar mais.


De acordo com o atual contrato, que termina neste ano, a Globo paga cerca de R$ 400 milhões por ano para o C13. O contrato inclui TV aberta, TV paga, internet, pay-per-view e placas de publicidade.


A associação anunciou nesta quarta-feira (23) que, com o novo modelo de concorrência, espera arrecadar no mínimo R$ 1,3 bilhão por temporada.


Para essa negociação não existe mais a "cláusula de preferência", que permitia à Globo tomar conhecimento de outras proposta feita pelo torneio e igualar esse valor. A cláusula foi derrubada no ano passado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).


O C13 definiu que as propostas para compra dos direitos das três próximas edições do Brasileiro serão com envelopes fechados. O valor mínimo, só para TV aberta, é de R$ 500 milhões por ano.


Outros R$ 800 milhões anuais viriam, segundo o C13, de pay-per-view, celular, internet, TV fechada e placas de publicidade. A intenção do C13 era vender cada pacote separadamente.


Até terça-feira (22), Globo, Record e RedeTV! se mostravam interessadas em comprar as próximas três edições do Brasileiro. Nesta quarta (23), assim que Corinthians e os quatro do Rio saíram, a Globo afirmou que não faria proposta.


"A emissora saiu de sua zona de conforto ao perder a cláusula de preferência", criticou Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo do Clube dos 13. "Não quer fazer a concorrência com a lisura e a transparência que queremos."


A Globo não comentou.


Leia anterior sobre assunto aqui.

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