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Leão brasileiro para idéia igual
Waldemar França, que integra equipe autora de trabalho que é igual ao que foi leonado na edição 2006 do Festival de Cannes, envia o anúncio coincidente.
A peça foi criada pela SMP&B de Minas Gerais em 2004 e o cliente é a Cera Ingleza. O título é Teto e o anúncio ganhou medalha no New York Festivals (está no Anuário 13, editado em 2005). O trabalho já foi exibido na seção NOVO!.
O anúncio parecido foi criado pela Loducca para o Brilha Fácil e conquistou um Bronze em Press, esse ano, no Cannes Lions.
Comentários
henrique - mais uma vez está comprovadíssimo: festival de publicidade serve para avaliar a qualidade do júri e não das peças criadas. o filme da Schincariol que levou BRONZE esse ano, no ano passado não levou nada... o que mudou de um ano para o outro? só o júri... henrique@mail.com
Flávio Freitas - nova divisão de carga horária em agência: 9h - chega; 10h - recebe JOB; 11h brainstorm; 12h - almoço; 14h - LER TODOS OS ANUÁRIOS DO MUNDO PARA APRENDER O QUE NÃO DEVE SER FEITO, PORQUE JÁ FOI FEITO! 18h - VOLTA AO JOB NA ESTACA ZERO! daqui pra frente, é trabalho de verdade. a Loducca NÃO SABIA do anúncio premiado em 2005?? que vergonha, esse leão sim, deveria ser devolvido, e não o da giovanni. poxa, a credibilidade de Cannes, pra mim, caiu por terra. pra completar: o filme da Schincariol que levou BRONZE esse ano, no ano passado não levou NADA. poxa que critério é esse??? não dá pra acreditar em prêmio... que pena. acabou o encanto. flavim@terra.com.br
felisberto - putz! que merda! todo ano tem isso, daqui a pouco, quem levar leão em cannes vai deixar de ser um puta criativo e ser considerado um mero "decorador" de anuários. não dá pra acreditar que a loducca desconhecia a peça original. felizbeto@yahoo.com.br
Paulo Rotelli - Achei isso um absurdo. O anúncio foi premiado no anuário de NY? Era só o que faltava. Aposto que todo mundo tá morrendo de vergonha. protelli@hotmail.com.br
Márcia Lopes - Falar o quê? Vão dizer que não sabiam que o anúncio já tinha sido premiado? mtlopes@yahoo.com.br
felipe - é, ficou feia a coisa esse ano... pesadelo quase nem é mostrado, giovanni fez o que fez, levamos bem menos leões que outros anos e agora mais essa, que tristeza... parece que o negócio esse ano é torcer pelo nosso time na Copa, esse num tem igual, nem parecido, é pentacampeão e vai ser hexa! estou mais envergonhado do que indignado. felipe@terra.com.br
Pejota - Pois é: não está na hora do criativo repensar ao menos sobre os objetivos profissionias e até mesmo de vida? Que mundinho é esse? Muitas vezes ficarem fechados mais de 24h numa sala para ganhar leão. Oras, a vida é bela com ou sem leão! Basta ter o seu ego bem resolvido. Vá buscar em novos horizontes, perspectivas, a felicidade. Ou sofra as consequências e deixe a sua vida passar. Será muito bacana levar os seus netos para conher a Disneylândia. Claro, se tiver tempo para se casar e ter filhos. Pejota@terra.com.br
Anônimo - E tem mais... uma peça da Master (barata), é muito parecida com outra inscrita no ano passado, por uma outra agência brasileira. Barata levou Leão este ano...
juvenal - Aliás essa idéia é mais velha que... A reckitt benckiser fez uma campanha assim, inclusive com comercial criado pela McCann e dirigido pela Flavia Moraes, lá por 1998. Para Poliflor. Podem conferir. juju@gmail.com
Tales de Angelo - O problema é que todos estão buscando referências nos mesmos lugares: anuários. Com isso, fazem anúncios iguais, sites iguais, ações iguais. As pessoas estão esquecendo que criar precisa de vida fora da agência! Afinal, não existe lugar melhor do que as ruas. Mas a maioria das pessoas que trabalha com propaganda não quer mudar. Portanto, fazemos de conta que criamos tudo novo e o Brasil faz de conta que recebe prêmio pela sua capacidade criativa, que, ao meu ver, só serve pra prêmio, pois as boas criações dificilmente vão para as ruas. tales@talesdeangelo.com
Julio - Já não é de hj q eu to descrente dessa cosia de premio em publicidade.. isso só serve pra fortalecer o nada... quem sabe os laços do Q.I.? Viu a importância de se ter um bom nome? farias48@bol.com.br
Beto - QUE VERGONHA... MAIS O PIOR DE TUDO É MANDAR A PEÇA PRA CANNES... E AINDA A PEÇA COPIADA TAMBÉM GANHAR O LEÃO... beto@canal.art.br
Alexandre Magre - Ficar atento a todas as informações do meio publicitário ainda é a melhor forma de ser criativo... alexandre.magre@uol.com.br
Francisco - É que em publicidade para vc criar uma peça vc resgata um conhecimento q vc tem, mas não sabe da onde veio, por isso as peças iguais, foi sem querer. francisocpr@gmail.com
Fabio - É impressionante como as pessoas usam essas polêmicas para bater, sem refletir. É oportuno, né? E fácil. Mas calma lá. Já trabalhei na Loducca, conheço os profissionais envolvidos na peça. Ninguém ali quer e precisa copiar. Muito pelo contrário, são criativos sempre preocupados com o cliente e em fazer diferente. Foi coincidência e ponto. É difícil aceitar isso? Quantas vezes não ocorre de ver uma pasta ou um anuário e a idéia ficar na cabeça? E depois sair parecido ou igual mesmo. Acontece direto. E acreditem, sem maldade alguma! Enfim, esse tipo de fato não pode ser motivo para massacrar sem conhecimento, sem base alguma. Apenas suposições. fabio@hotmail.com
Ana Margarida - O Waldemar mostrou a pasta na Loducca depois que ganhou o Festival de NY. Isso elimina a hipótese de "coincidência de idéias". anamargaridabh@hotmail.com