arrow_backVoltar

Cannes 2009

Queda de 38% nas inscrições brasileiras

02.06.09

O jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial no Brasil do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, anuncia que a 56ª edição do prêmio recebeu 22.652 trabalhos de 86 países.


O montante representa queda de 19% com relação ao ano anterior, quando foi batido o recorde de trabalhos inscritos.


As inscrições brasileiras tiveram redução de 38%, se comparadas com a edição passada: de 2.461 peças em 2008 para 1.519 trabalhos este ano.


Mesmo com a redução de peças, o Brasil ficou atrás somente dos EUA (2.726) e da Alemanha (2.131) em número de inscrições.


A categoria com mais peças foi Press (432), seguida de Outdoor (290), Cyber (181), Design (174), Film (141), Media (79), Radio (67), Direct (57), Promo (56), PR (26), Titanium (16).


"Nossas inscrições em Press e Outdoor caíram muito além do esperado. Porém tivemos ótimas surpresas como na categoria Design, na qual o Brasil envia mais de 15% do total de inscrições do mundo, graças ao excelente trabalho da Abedesign e da Apex que impulsionou essa excelente performance. Isso nos leva a acreditar que teremos bons resultados em Design", disse Odmar Almeida Filho, diretor-executivo das Unidades de Negócios Jornais e Digitais do Grupo Estado, informando que o Brasil leva nesta edição 198 delegados. Em 2008 foram quase 600.


Confira abaixo, o quadro das inscrições mundiais por categoria:


Categoria   2008    2009     Variação
 
Cyber Lions
 2.757    2.205    -20%
 
Design Lions
 1.126    1.139    +1,2%
 
Direct Lions
 1.697   1.364     -19,6%
 
Film Lions
 4.626   3.453    -25,4%
 
Media Lions
 2.000    1.840    -8%
 
Outdoor Lions
 5.842   4.498    -23%
 
PR Lions
 Não havia   431   n/a
 
Press Lions
 7.442    5.048   -32,2%
 
Promo Lions
 1.103   1.118    +1,4%
 
Radio Lions
 1.259 1.153 -8,4%
 
Titanium and Integrated Lions
 432    403   -6,7%
 
Total
 28.284   22.652   -19,9%
 


 Inscrições brasileiras por categoria
 
Categoria    2008    2009
 
Cyber Lions
 396   181

Design Lions
 48   174
 
Direct Lions
 96   57
 
Film Lions
 175   141
 
Media Lions
 104   79
 
Outdoor Lions
 609  290
 
Press Lions
 867     432
 
Promo Lions
 72     56
 
Radio Lions
 77     67
 
Titanium and Integrated Lions
 17     16
 
PR Lions
 n/a     26
 
Total
 2.461   1.519


Leia anteriores sobre Cannes aqui.

Cannes 2009

/