arrow_backVoltar

Cannes 2010

Brasil tem 39% mais inscrições este ano

16.06.10

O Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions afirma ter recebido um total de 24.242 inscrições, de 90 países, para sua 57ª edição.


Este é o quarto maior número na história do Festival e representa crescimento de 7% com relação ao ano anterior.


As inscrições brasileiras tiveram alta de 39% se comparadas com a edição passada: de 1.519 peças em 2009 para 2.115 trabalhos este ano.


O Brasil é o segundo país em peças inscritas (no ano passado estava em terceiro), ficando em 2010 atrás apenas dos EUA (3.330 peças).


“Os números sugerem que a indústria como um todo está se recuperando da crise de 2009 (o número de inscrições para o Festival no ano passado sofreu queda de 20%) e claramente demonstram uma recuperação vinda não somente de países que esperávamos, como os da América Latina e a Índia, mas também de países como Suécia, Turquia, Reino Unido, França e Estados Unidos, todos com recuperação considerável”, declara Philip Thomas, CEO do Festival.


“Os números também mostram diferentes tipos de crescimento em diferentes categorias. Enquanto algumas mais tradicionais têm menos inscrições ano a ano, há aumentos significativos em Media e Cyber, bem como nas novas seções, especialmente PR e Promo & Activation que tiveram, respectivamente, crescimento de 32% e 43%”, acrescenta Thomas.


O Brasil registrou mais inscrições em Press (610), seguida de Outdoor (471), Design (213), Cyber (178), Film (135), Media (129), Promo (113), Direct (83), Radio (81), PR (42), Film Craft (37) e Titanium (23).


Confira abaixo as inscrições mundiais por categoria e por país e as inscrições brasileiras por categoria:


Categoria 2009 2010 Variação
 
Cyber Lions 2205 2603 +18%
 
Design Lions 1139 1297 +14%
 
Direct Lions 1364 1440 +5.5%
 
Film Lions 3453 3191 -7.5%
 
Media Lions 1840 2162 +17.5%
 
Outdoor Lions 4498 3822 -15%
 
PR Lions 431 571 +32%
 
Press Lions 5048 4821 -4.5%
 
Promo & Activation Lions 1118 1595 +43%
 
Radio Lions 1153 1235 +7%
 
Titanium and Integrated Lions 403 395 -2%
 
Film Craft n/a 1110 n/a
 
Total 22.652 24.242 7%
 


País 2009 2010 Variação
 
EUA 2.726 3.370 24%
 
Brasil 1.519 2.115 39%
 
Alemanha 2.131 1.891 -11%
 
Reino Unido 1.316 1.680 28%
 
Índia 931 1.076 16%
 
Espanha 882 881 0
 
França 781 898 15%



Inscrições brasileiras por categoria

 
Categoria 2009 2010 Variação
 
Film 141 135 -4%
 
Press 432 610 41%
 
Outdoor 290 471 62%
 
Cyber 181 178 -2%
 
Media 79 129 63%
 
Direct 57 83 46%
 
Radio 67 81 21%
 
Titanium 16 23 44%
 
Promo 56 113 102%
 
Design 174 213 22%
 
PR 26 42 62%
 
Film Craft n/a 37 n/a
 
Total 1.519 2.115 39%


Leia anteriores sobre Cannes aqui.

Cannes 2010

/