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Cannes Chimera

Dez projetos selecionados. Novas inscrições só até dia 07

03.11.12


A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes e a Fundação Bill & Melinda Gates definiram os dez bolsistas do primeiro "Cannes Chimera Gates Foundation" (leia aqui).



Os vencedores deverão desenvolver soluções que ajudem a resolver um problema global. Os bolsistas fazem parte do projeto da fundação denominado "Grand Challenges Exploration", iniciativa que promove a inovação para superar os grandes desafios nas áreas da saúde e do desenvolvimento.



O Cannes Chimera, comissão composta pelos vencedores de Grand Prix da edição de 2011 do Cannes Lions, atuará em parceria com os bolsistas, à medida em que desenvolvem suas ideias e se preparam para ter a chance de obter um fundo adicional de US$ 1 milhão da Gates Foundation para executar seus projetos.



O programa de incentivo “Aid is Working. Tell the World” exige ideias criativas para ajudar o público a se engajar em questões de ajuda global e compreender que investimentos em desenvolvimento salvam vidas.



Os dez bolsistas, da Austrália, Itália, Holanda e EUA, foram selecionados entre mais de 900 inscrições, vindas de 85 países.



Cada um receberá US$ 100 mil para desenvolver sua ideia. Segundo a organização da iniciativa, os especialistas do Cannes Chimera e da Fundação Bill & Melinda Gates selecionaram os projetos com base no mérito, pois informações sobre os bolsistas teriam sido mantidas em segredo. 



O primeiro grupo de bolsistas a participar do “Aid is Working. Tell the World” se reunirá no campus da Fundação Gates, em Seattle (EUA), com representantes do Cannes Chimera e da fundação em meados de novembro, para aprofundar o desenvolvimento das ideias.



Os selecionados serão convidados a apresentar os projetos no Cannes Lions 2013. 



Confira abaixo os 10 projetos selecionados:



• "Pamoja Together!": Programa Crisis Response and Reportin, da Boston University, atuará em colaboração com universidades do Nordeste do Quênia para criar uma sala de redação sobre saúde global, construir a compreensão intercultural sobre o papel da ajuda na melhoria da saúde pública e treinar a próxima geração de contadores de histórias.



• "Twins!": Projeto da Deep International Ltd’s Communications, sediada na Itália, com o objetivo de introduzir às crianças em países desenvolvidos o trabalho da ajuda externa ao interligá-las ao seus “irmãos gêmeos” em países em desenvolvimento. Voluntários desenvolverão um banco de dados de "gêmeos" com detalhes através de aplicativos para smartphone – permitindo às crianças dos países desenvolvidos (e seus pais) a procurar "gêmeos" online.



• "0,7%": Future Buro, sediada na Austrália, transformará 0,7% - percentual do PIB que os países dedicam à ajuda - em uma marca. O objetivo é mostrar ajuda em relação à economia e destacar como pequenas contribuições têm 'efeitos incríveis'. Também facilitará que indivíduos, marcas e publicações doem 0,7% de rendimentos, orçamentos e espaço na mídia.



• "Translation": Galewill Design, com sede em Nova York, propõe traduzir a linguagem complicada de ajuda externa em mensagens simplificadas e atrativas, usando metodologia baseada em pesquisa e desenvolvendo ferramenta única de "tradução digital" para ajudar a comunidade a contar histórias humanas. 



• "I See You!": Com base em Seattle (EUA), a Habitat Seven propõe a criação de uma série de e-books interativos infantis para tablets, que contará histórias pessoais de crianças cuja infância foi dedicada ao trabalho. 



• "Fixes U.": O Institute for Transformation of Learning da Marquette University, EUA, fará parceria com David Bornstein ("How to Change the World") e Tina Rosenberg (vencedora do Pulitzer com "The Haunted Land") para construir a primeira plataforma em estilo Wiki, que apresente soluções jornalísticas em formato de mini casos de estudos para educadores do mundo todo.



• "How does aid work? Let’s ask the crowd!": Essa é a ideia do Stichting 1 Porcentclub (1%Club), da Holanda, que pretende criar uma ferramenta de monitoramento e avaliação para dispositivos móveis. Ela mostrará como a ajuda impacta a vida das pessoas, em nível local, contando histórias na primeira pessoa. Esta ferramenta se conectará a projetos de base para uma audiência global, em tempo real.



• "Broadcasting Foreign Aid: A New Strategic Approach": Ideia da americana ProSocial, LLC, propõe um 'processo inovador, interdisciplinar e criativo' para desenvolver uma série de televisão contando histórias de trabalhadores humanitários, em todo o mundo, usando esta série como âncora para campanha de engajamento público sobre como a ajuda internacional faz com que o mundo seja mais justo, estável e seguro.



• "Aid is Working. Just Ask G.I. Joe": O Truman National Security Institute dos Estados Unidos junta vozes de veteranos militares com multimídia para reformular o desenvolvimento internacional como um imperativo de segurança nacional. A campanha MakeUsStrong criará curtas-metragens com membros das forças armadas, demonstrando como o desenvolvimento internacional ajuda a manter a América segura.



• "The Echo Project": a Wieden+Kennedy de Portland, EUA, propõe desenvolver dispositivos que meçam ações indicadoras de sucesso da ajuda externa. Os dados medidos serão usados para estabelecer fluxos em tempo real e criar uma 'variedade de experiências interativas significativas'.



Saiba mais sobre os bolsistas aqui.



As inscrições para a segunda edição do “Aid is Working. Tell the World” serão aceitas só até 7 de novembro, aqui.



Leia anterior sobre o assunto aqui.



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