Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dez projetos selecionados. Novas inscrições só até dia 07
A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes e a Fundação Bill & Melinda Gates definiram os dez bolsistas do primeiro "Cannes Chimera Gates Foundation" (leia aqui).
Os vencedores deverão desenvolver soluções que ajudem a resolver um problema global. Os bolsistas fazem parte do projeto da fundação denominado "Grand Challenges Exploration", iniciativa que promove a inovação para superar os grandes desafios nas áreas da saúde e do desenvolvimento.
O Cannes Chimera, comissão composta pelos vencedores de Grand Prix da edição de 2011 do Cannes Lions, atuará em parceria com os bolsistas, à medida em que desenvolvem suas ideias e se preparam para ter a chance de obter um fundo adicional de US$ 1 milhão da Gates Foundation para executar seus projetos.
O programa de incentivo Aid is Working. Tell the World exige ideias criativas para ajudar o público a se engajar em questões de ajuda global e compreender que investimentos em desenvolvimento salvam vidas.
Os dez bolsistas, da Austrália, Itália, Holanda e EUA, foram selecionados entre mais de 900 inscrições, vindas de 85 países.
Cada um receberá US$ 100 mil para desenvolver sua ideia. Segundo a organização da iniciativa, os especialistas do Cannes Chimera e da Fundação Bill & Melinda Gates selecionaram os projetos com base no mérito, pois informações sobre os bolsistas teriam sido mantidas em segredo.
O primeiro grupo de bolsistas a participar do Aid is Working. Tell the World se reunirá no campus da Fundação Gates, em Seattle (EUA), com representantes do Cannes Chimera e da fundação em meados de novembro, para aprofundar o desenvolvimento das ideias.
Os selecionados serão convidados a apresentar os projetos no Cannes Lions 2013.
Confira abaixo os 10 projetos selecionados:
"Pamoja Together!": Programa Crisis Response and Reportin, da Boston University, atuará em colaboração com universidades do Nordeste do Quênia para criar uma sala de redação sobre saúde global, construir a compreensão intercultural sobre o papel da ajuda na melhoria da saúde pública e treinar a próxima geração de contadores de histórias.
"Twins!": Projeto da Deep International Ltds Communications, sediada na Itália, com o objetivo de introduzir às crianças em países desenvolvidos o trabalho da ajuda externa ao interligá-las ao seus irmãos gêmeos em países em desenvolvimento. Voluntários desenvolverão um banco de dados de "gêmeos" com detalhes através de aplicativos para smartphone permitindo às crianças dos países desenvolvidos (e seus pais) a procurar "gêmeos" online.
"0,7%": Future Buro, sediada na Austrália, transformará 0,7% - percentual do PIB que os países dedicam à ajuda - em uma marca. O objetivo é mostrar ajuda em relação à economia e destacar como pequenas contribuições têm 'efeitos incríveis'. Também facilitará que indivíduos, marcas e publicações doem 0,7% de rendimentos, orçamentos e espaço na mídia.
"Translation": Galewill Design, com sede em Nova York, propõe traduzir a linguagem complicada de ajuda externa em mensagens simplificadas e atrativas, usando metodologia baseada em pesquisa e desenvolvendo ferramenta única de "tradução digital" para ajudar a comunidade a contar histórias humanas.
"I See You!": Com base em Seattle (EUA), a Habitat Seven propõe a criação de uma série de e-books interativos infantis para tablets, que contará histórias pessoais de crianças cuja infância foi dedicada ao trabalho.
"Fixes U.": O Institute for Transformation of Learning da Marquette University, EUA, fará parceria com David Bornstein ("How to Change the World") e Tina Rosenberg (vencedora do Pulitzer com "The Haunted Land") para construir a primeira plataforma em estilo Wiki, que apresente soluções jornalísticas em formato de mini casos de estudos para educadores do mundo todo.
"How does aid work? Lets ask the crowd!": Essa é a ideia do Stichting 1 Porcentclub (1%Club), da Holanda, que pretende criar uma ferramenta de monitoramento e avaliação para dispositivos móveis. Ela mostrará como a ajuda impacta a vida das pessoas, em nível local, contando histórias na primeira pessoa. Esta ferramenta se conectará a projetos de base para uma audiência global, em tempo real.
"Broadcasting Foreign Aid: A New Strategic Approach": Ideia da americana ProSocial, LLC, propõe um 'processo inovador, interdisciplinar e criativo' para desenvolver uma série de televisão contando histórias de trabalhadores humanitários, em todo o mundo, usando esta série como âncora para campanha de engajamento público sobre como a ajuda internacional faz com que o mundo seja mais justo, estável e seguro.
"Aid is Working. Just Ask G.I. Joe": O Truman National Security Institute dos Estados Unidos junta vozes de veteranos militares com multimídia para reformular o desenvolvimento internacional como um imperativo de segurança nacional. A campanha MakeUsStrong criará curtas-metragens com membros das forças armadas, demonstrando como o desenvolvimento internacional ajuda a manter a América segura.
"The Echo Project": a Wieden+Kennedy de Portland, EUA, propõe desenvolver dispositivos que meçam ações indicadoras de sucesso da ajuda externa. Os dados medidos serão usados para estabelecer fluxos em tempo real e criar uma 'variedade de experiências interativas significativas'.
Saiba mais sobre os bolsistas aqui.
As inscrições para a segunda edição do Aid is Working. Tell the World serão aceitas só até 7 de novembro, aqui.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Todas sobre Cannes aqui.
Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.