arrow_backVoltar

Cannes Lions 2009

Press: o ano em que menos é mais

25.06.09

O desempenho brasileiro na competição de Press do Festival de Cannes deste ano pode parecer ruim quando comparado com o registrado no ano passado – vamos levar 7 Leões para casa em 2009, contra 14 em 2008 (confira aqui) – mas a realidade é diferente dessa percepção.


Com seus 7 Leões, o Brasil lidera o ranking de nações premiadas em Press.


Argentina, Reino Unido e França empatam em segundo lugar, com 6 Leões cada. Alemanha e China ganharam 5 Leões, África do Sul e Cingapura levaram 4 e Turquia e Emirados Árabes Unidos 3 Leões cada.


Foram conferidos 2 Leões para Estados Unidos, Austrália, Índia, Tailândia, Chile e Malásia. Sairão de Cannes com apenas 1 Leão em Press Portugal, Hong Kong, Suíça, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia, Colômbia, Itália e Espanha.


O desempenho brasileiro não é ruim como parece. Na verdade, é um bom resultado, já que conquistar Leões em Press nessa edição de Cannes foi algo difícil. Foram 71  troféus concedidos em 2009 para 25 países.


No ano passado, foram distribuídos entre todos os países do mundo 92 Leões em Press. Em 2007 foram 73, em 2006 74, em 2005 70 e em 2004 foram 58 Leões de Press concedidos à publicidade mundial.


Há de se considerar também que existem agências brasileiras tradicionalmente competitivas no Press Lions que não inscreveram peças neste ano.


No ano passado, o Brasil também liderou essa competição e em 2005 dividiu a liderança com a França (ambos com 9 Leões). Em 2007 o Brasil ficou empatado com Estados Unidos e Reino Unido, em segundo lugar. Em 2004 e em 2006 fomos o quinto país mais premiado em Press.


Em 2009, a publicidade sul-americana concentra 16 dos 58 Leões de Press distribuídos para todo o mundo. Os europeus têm 24 Leões e os asiáticos 18, enquanto africanos têm 4, os países árabes e da Oceania têm 3 e a América do Norte, 2.


Já quanto à cor do metal, este ano, a coisa está assim:


França tem 1 GP, 2 ouros, dois Prata e 1 bronze. Brasil tem 3 ouros e quatro bronzes.


Reino Unido  tem um ouro, quatro pratas e um bronze. A Argentina tem um ouro, duas pratas e três bronzes.

Cannes Lions 2009

/