Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Opção do Estadão causa constrangimento
Veículos especializados em propaganda & marketing, como Clubeonline, PropMark, Blog do Adonis, Janela Publicitária e Blue Bus, foram surpreendidos, neste final de semana, com a decisão de O Estado de S.Paulo, representante do Cannes Lions no Brasil, de não realizar tradicional coletiva de apresentação dos jurados brasileiros, optando por passar a lista completa de nomes apenas para o especializado Meio & Mensagem, bem como decidindo publicar a lista ainda antes que a versão impressa do MM, em seu próprio site (Estadao.com), e depois, no domingo, em um 'caderno especial'.
O Clubeonline só não perdeu o bonde porque ainda na noite do sábado, 11, deparou-se com a lista publicada no site do veículo representante do Cannes Lions e a reproduziu para seus leitores (aqui).
A "estratégia" do Grupo Estado causa profundo estranhamento e desconforto e só traz desgaste para o festival e seu representante.
O Cannes Lions é o festival que mais arrecada inscrições - e, por consequência, dinheiro - de agências brasileiras. Portanto, não há espaço para atitudes descomprometidas com a seriedade como essa. O mercado investe e acredita nesse festival e, dessa forma, merece todo respeito, por parte do representante brasileiro, em contrapartida. O mesmo respeito merece a mídia especializada, como um todo.
Como se pode conferir abaixo, comunicada sobre o fato, até a responsável mundial pelas relações com a imprensa do Cannes Lions ficou indignada com a atitude tomada por seu representante brasileiro.
Abaixo, íntegra de nota publicada nesta terça-feira pelo Blue Bus:
"A midia especializada em propaganda nao gostou do privilegio dado pelo Estadao, representante de Cannes no Brasil, ao concorrente Meio&Mensagem na divulgaçao da lista dos jurados brasileiros no Festival deste ano. "Simplesmente, uma grande falta de profissionalismo e ética. Todos perdem com essa atitude ridícula. A quem interessa o furo? Apenas ao veículo do trade, que nao beneficia o festival nem ao Estadao" - escreveu Neusa Spaulucci, do Propaganda & Marketing, em email que circulou entre o pessoal graduado da area.
O Meio&Mensagem divulgou no domingo entrevista que afaga o ego do diretor de mercado anunciante do Grupo Estado, Fabio Costa - listando os brasileiros com exclusividade. Instada pelo carioca Marcio Ehrlich, da Janela, a coordenadora de imprensa do evento, Amanda Benfell, respondeu - "Dear Marcio, Thank you for bringing this to my attention, and I'm sorry to hear that O Estado de S Paulo did not inform the trade press separately regarding the selection of the Brazilian judges. We will contact them to ensure that this does not happen again in the future. Please accept my apologies".
Nao há noticia de pronunciamento do M&M nem do Grupo Estado a respeito das reclamaçoes. 14/02 Julio Hungria
Comentarios
Carlos - lembrando ainda que a asessoria de imprensa do grupo estado é a mesma q a do mm.
mirna - que absurdo esse estadao. vamos ver como vao sair dessa saia justa.
Carlão - parabens pelo Clube estar antenado até na noite de sabado hehehe.
mariana - isso me lembra outra polemica, a do festival do abp, sera q esses caras acham mesmo q vao nos obrigar a ler sobre assuntos criativos em outros sites? http://ccsp.com.br/index.php?pagename=redirect&posttype=ultima&previous_id=55331
MAGA - olha os cara lavando roupa suja aqui no site.
Carmen - ué, deixa o estado quieto.
Fabio - Acho que a hora é de repensar tudo em relação ao Cannes Lions. O mercado investe, investe, investe e em troca tem jurados que muitas vezes sequer falam inglês, escolhidos por representante que não se relaciona com o mercado e define os nomes dos jurados como um Deus supremo, acima de nós, reles mortais, e acima agora tambem da imprensa especializada, dando ainda menos visibilidade ao evento e aos escolhidos para julgar os trabalhos por la. Pensem: com a grana que investimos lá e a importancia que temos, juntos, vamos pressionar para que as coisas sejam diferentes por aqui. Nao podemos sucumbir a um representante escolhido por Londres que nao está respondendo de forma satisfatoria. É só um almpa, uma fnazca, uma dm9 se manifestarem e as coisas mudarem, para melhor, espero.
Marcia - relembrem o barraco que deu ano passado http://ccsp.com.br/index.php?pagename=redirect&posttype=ultima&previous_id=51970
Cassio - O erro é do Estadao, nao do MM. Jogaram a bola no campo deles, claro que vao marcar gol. Só discordo dessa historia da exclusiva do tal Fabio Costa.
Adonis Alonso - Agradeço citação na matéria do CCSP e gostaria de me pronunciar. Na verdade fomos surpreendidos na sexta-feira ao saber do tal Caderno Especial do Estadão. Me informaram que o Estadão não iria passara lista para nenhum especializado. Assessoria de Imprensa do Estadão/Cannes Lions garantiu isso. Diante disso optei por não "chutar" nomes acreditando que, embora discordasse, o primeiro a publicar seria aquele que ficasse acordado na madrugada de domingo à espera da primeira banca de jornais abrir. Ledo engano. Privilégio não me surpreende mas continua me dando o direito de ficar indignado. O dia que perder essa capacidade de me indignar com atos dessa natureza, deixo de ser jornalista.
Marli - Sou de agencia e soube por aqui que os reporteres confirmaram na segunda que nao podiam falar nada pra ninguem na sexta pq prometeram sigilo ao Estado ate domingo. Eles negaram informacoes ate para nos, agencia, que queriamos saber de algo.
Marcio - Tem uma coisa que se chama Gerenciamento de Crises. É isso que a tal assessoria do Estadão, que é a mesma do MM, pelo que entendi, deveria fazer numa hora dessas, mas, ao contrario, sequer se posiciona ou se coloca, ou mesmo tenta acalmar os animos.
Marta - Lembrando que conseguir furo é função do jornalista. Mas isso nao foi furo, isso foi privilegio, nao gerou qquer esforço da equipe, apenas caiu no colo a noticia. Pessiimo, hein?
MarcoAURELIO - Vale frisar aqui que nao se trata de o Estado ter dado a apenas um veiculo uma noticia sobre o proprio grupo Estado, mas sim ter dado a apenas um veiculo uma noticia muito relevante, esperada por todos durante o ano inteiro. O Estado é representante do Cannes Lions, apenas, e nao pode por isso gerir as relações do festival com a imprensa a seu bel prazer, reduzindo-a a um jornal do trade. Isso é grave.
Lucia - Meus caros, faço assessoria de comunicação para o Grupo Estado há 7 anos, como fornecedora. Editei 8 anos o jornal M&M, entre 91 e 99. Sou uma profissional com reputação no mercado e prezo muito essa trajetória como empreendedora há 10 anos, que comemoro agora em fevereiro. Os jornalistas do trade me conhecem e, tenho certeza, sabem da minha postura ética e correta durante todos esses anos. Aqui é um fórum democrático e todos podem se manifestar. Por favor, peço aos que não me conhecem que não confundam as coisas
Indignado - Acho um absurdo ...mas esse eh o reflexo de termos engenheiros representando o festival...para darmos credibilidade, vamos fazer um movimento de nao inscricao ao festival !
Rita - Gente, ja deu ne?
Mathias - e quem sao os outros tres jurados? isso q importa...hahaha
Rui - Parabens ao MM pelo furo. De qquer forma, foi furo sim.
Direcao geral - Vamos mudar de assunto. E viva MM, CCSP e Estadao.
Katia - quem nao quer se queimar nao brinca com fogo. acho que isso vale a todos os envolvidos, inclusive ao Clube.
Mracão - Dulcidio em Film Craft na cabeça.
Rita C. - A Lucia Faria dá a entender em seu comentario que não é assessora de imprensa do MM e que foi apenas editora do jornal. Isso nao confere. Ela é sim assessora de MM. Talvez ela tenha se atrapalhado ao escrever no calor dos acontecimentos. abs
Macida - Parabens ao Clube por se posicionar. Ninguem se posiciona neste mercado. Todos só sabem jogar, trocar favores e fazer política.