arrow_backVoltar

Cannes Lions 2012

Critérios para escolha da Agência do Ano

23.06.12


A organização do Cannes Lions oficializou em 2011 mudanças na forma de se definir a Agência do Ano.



Em linhas gerais (sim, porque há várias outras regrinhas que existem mas não são formalmente esclarecidas nem divulgadas pela organização, o que dificulta ou impossibilita que qualquer pessoa que não pertença ao staff oficial faça as contas e saiba que agência vai vencer), as regras são as listadas abaixo. Valem pontos na disouta, desde 2011, Leões conquistados nas categorias Film, Film Craft, Press, Outdoor, Radio e também em CYBER e TITANIUM & INTEGRATED.



Dessa forma, deixou de existir em 2011 o prêmio de Interactive Agency of the Year. Mas ainda existe o prêmio de Agência do Ano em Direct e Media, além de Agência Independente do Ano (leia aqui).



Vale notar ainda que, para poder concorrer ao posto de Agência do Ano, a empresa dever ter inscrito peças em pelo menos duas categorias do Festival que valem pontos, por exemplo, Film e Press, ou Radio e Outdoor.



Quanto às peças emplacadas nas listas curtas (shortlists), que valem um ponto cada, só serão somados no máximo 10 pontos por agência, no todo e não por categoria. Lembrando que peças 'leonadas' não podem mais somar pontos como finalistas. Contudo, no caso de empate, primeiro será considerado para desempate o número de Leões conquistados, depois a colocação no ranking de Leões da categoria e, por último, será considerada a totalidade de pontos conquistada com finalistas (aí sim todos, e não apenas 10).



Quanto vale cada Leão:



Titanium Grand Prix: 12 points

All Other Grand Prix: 10 points

Titanium Lion: 10 points

Gold Lion: 7 points

Silver Lion 5 points

Bronze Lion: 3 points

Shortlist position: 1 point



As Agências do Ano das mais recentes edições:



 



2012 Wieden + Kennedy Portland, USA

2011 AlmapBBDO São Paulo, Brazil

2010: ALMAPBBDO, São Paulo, Brazil

2009: DM9DDB Brasil, Sao Paulo Brazil,

2008: BBDO New York

2007: Saatchi & Saatchi New York, USA

2006: TBWA PARIS, France

2005: TBWA PARIS, France

2004: TBWA PARIS, France

2003: TBWA PARIS, France

2002: Saatchi & Saatchi, UK

2001: F/Nazca Saatchi & Saatchi, Brazil

2000: Almap/BBDO, Brazil

1999: DM9DDB Publicidade, Brazil

1998: DM9 DDB Publicidade, Brazil

1997: BBDO, USA

1996: Saatchi & Saatchi, UK

1995: Lowe Howard-Spink, UK

1994: Bartle Bogle Hegarty, UK

1993: Bartle Bogle Hegarty, UK



Agora, as regras em inglês: The Agency of the Year Award is given to the agency that obtains the highest score for entries in the Press, Outdoor, Film, Film Craft, Radio, Cyber, Titanium and Integrated sections. To be eligible for this award, an agency must have entries in two of these sections (e.g. Film and Press, or Radio and Outdoor). The Agency of the Year Award's calculation will be based on all of the awards won by an agency but will also include a maximum of 10 points for shortlisted entries. However, in the event of a tie, first the number and then the rank of the awards will be taken into consideration and if necessary, the full shortlist points.

 


Cannes Lions 2012

/