arrow_backVoltar

Cannes Lions 2013

Embate entre WPP e Omnicom gera mudanças em Media

10.07.13


Depois de polêmicas envolvendo o grupo WPP e o Omnicon, na categoria Media Lions do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, a organização da premiação informou que haverá mudanças nas regras.



O embate teve início quando o presidente da GroupM (do WPP), Dominic Proctor, declarou que sua agência foi a maior ganhadora de Leões de Media este ano e só não teria recebido o "Media Agency of the Year" por uma questão de "falta de crédito". Mainardo de Nardis, CEO da OMD Worldwide (do grupo Omnicom), afirmou que o GrupoM solicitou a inclusão do nome da agência na ficha técnica de trabalhos premiados depois do final do Festival, com o intuito de aumentar o número de Leões conquistados.



Em resposta à polêmica, a organização do Festival de Cannes emitiu comunicado, em que reafirma que a OMD Sydney é a "Media Agency of the Year" e admite que irá rever "a política de alteração de créditos" (nas fichas técnicas dos trabalhos inscritos). Leia o texto na íntegra, abaixo:



“Após alegações recentes feitas por várias agências de Mídia sobre o volume de Leões conquistados em Cannes, o Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade deseja deixar clara sua posição.



O Cannes Lions reconhece a agência de Mídia líder com o prêmio Media Agency of the Year. Esse é o único prêmio oficial outorgado no que se refere aos trabalhos de Mídia de uma agência e em 2013 foi dado à OMD Sydney.



Várias empresas fizeram reivindicações sobre o número de Leões que estavam envolvidos na conquista. De acordo com as regras do Cannes Lions Festival, os créditos podem ser alterados após o Festival se a empresa que inscreveu o trabalho estiver de acordo com a mudança proposta.



Até a data, todas as reivindicações feitas foram validadas pelo Festival baseadas na empresa que inscreveu os trabalhos ter sido contatada e concordar com a alteração do crédito. No entanto, para esclarecer os futuros questionamentos no número de Leões conquistados, Cannes Lions reverá a política de alteração de crédito.”



No ano passado, também houve uma discussão relacionada ao Media Lions. Amir Kassaei, chief creative officer da DDB Worldwide, afirmou que alguns dos jurados que pertencem a empresas que compõem o WPP teriam praticado "voto tático" no Cannes Lions, para beneficiar as agências do Grupo (leia aqui). Por conta disso, o Festival mudou, já em 2013,  as regras para o julgamento da categoria. Este ano, a avaliação foi feita em duas etapas, leia aqui.


Cannes Lions 2013

/