arrow_backVoltar

Cannes Lions 2013

Annie Leibovitz fala do momento atual da Fotografia

18.06.13


Novas tecnologias, câmeras em celulares e os limites do Jornalismo na hora de publicar uma foto. Todos esses assuntos foram abordados pela cultuada fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz, autora da célebre foto de John Lennon e Yoko Ono (veja ao lado), em conversa com jornalistas na sala de imprensa do Cannes Lions 2013.



“Hoje, as coisas mudam muito rápido, mas vejo um futuro ainda mais forte para o mundo da fotografia”, comentou Annie, ao ser questionada sobre a expansão da área, por meio dos telefones celulares, permitindo a qualquer pessoa registrar uma foto.



“Jornalismo não tem tempo para acontecer e qualquer um hoje pode clicar um momento importante. Mas o ideal é ter uma noção do que está fazendo”, disse ela.



Nos último anos, Annie tem feito diversas campanhas para a Disney e seus produtos (veja aqui), como a chamada “O Ano de um milhão de sonhos”, onde fotografou diversas celebridades na pele de famosos personagens da Disney, como Penélope Cruz e Jeff Bridges, nos papéis de “A Bela e a Fera”, e Scarlett Johansson na pele de “Cinderela”.



“Para mim, é tão prazeroso fazer essas campanhas que nem parece um trabalho. Poder fazer parte do mundo da Disney é muito especial”, comemorou.



A fotógrafa iniciou sua carreira na revista Rolling Stone onde foi chefe de fotografia por dez anos até o início da década de 80. Especializada em retratos, Annie também tem passagens pela revistas Vanity Fair e Vogue e é lembrada por ter sido a fotógrafa da turnê que a banda Rolling Stones realizou em 1975.



"Artists need to trust themselves and brands need to trust artists".



"Campaign makes old stories relevant by using contemporary icons. I don't even think of it as advertising. I think of it, really, as storytelling".


Cannes Lions 2013

/