Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasil e Austrália se sobressaem em Mobile
O júri de Mobile do Cannes Lions 2014 destacou o ótimo desempenho de agências brasileiras e australianas na categoria. Mas a vitória de "Protection Ad", da FCB Brasil para Nivea, foi unânime (confira anterior aqui). "Foi uma ideia que nos chamou atenção logo que vimos. Amamos ver a marca certa, usando a mídia certa com a mensagem de marca certa no momento perfeito", disse a presidente do júri, Jaime Robinson. "Era como se estivéssemos cortando uma cebola: a cada camada íamos descobrindo coisas fantásticas."
Luiz Sanches, vice-presidente de criação da AlmapBBDO e jurado da categoria, e a presidente do júri, Jaime Robinson, comentam a escolha do GP na TVCCSP. Espie.
De acordo com Sanches, houve uma tensão constante ao longo do julgamento entre ideia e tecnologia - mas os prêmios refletem a decisão de priorizar boas ideias que só puderam ser executadas graças à tecnologia. "Acho super positivo prevalecer a ideia, embora seja importante ressaltar que isso não elimina a relevância da marca. Tanto que o case premiado é para Nivea", diz ele, em referência a ideais bem executadas que, eventualmente, são inscritas como trabalhos feitos para pequenos anunciantes, o que não é o caso de Nivea, obviamente.
Quase um Ouro a menos
Sanches conta que o julgamento foi extenso. Começou um mês atrás, à distância, com quatro grupos de jurados responsáveis por avaliar 600 peças e fazer um primeiro corte. "Assisti a 23 horas de videocase e faço uma recomendação: ideias que poderiam ser muito bem contadas em 15 segundos acabam virando um vídeo de alguns minutos pela obrigação de ter formato de videocase", diz.
Já na fase de julgamento em grupo, em Cannes, todos testavam as peças (aplicativos, serviços mobile, plataformas, plug-ins). O único a não ser testado foi o case "SAT-JF14", da Loducca para a Record Collection, por envolver o envio de um satélite ao espaço e oferta de música de acordo com a localização do bólido ao redor da Terra (por geolocalização - assista ao vídeo aqui). Mas o vídeo da inscrição estava corrompido e travou. Não fosse um acesso de última hora ao Vimeo e o Brasil correria o risco de perder um Ouro na categoria.