Cannes Lions 2017

David Droga: cuidar, uma das coisas mais importantes da vida

25.06.17

Nomeado Lion of St Mark nesta edição do Cannes Lions, David Droga não resistiu à emoção na noite em que recebeu seu Leão especial. Teve de interromper seu discurso ao menos duas vezes, quando falou de sua mãe e de sua mulher. Com a voz embargada, pediu desculpas por isso e deixou transparecer como estava emocionado. Em um dos trechos de seu discurso, Droga afirmou que uma das coisas mais importantes é cuidar. Ter cuidado com o que se gosta, fazer o que se ama. E isso inclui sua atividade profissional e sua agência. Ele valorizou ainda o trabalho em equipe, afirmando ter tido sorte por ter encontrado profissionais excepcionais em sua carreira. Afinal, ninguém faz nada sozinho.

A Droga5, fundada por ele e batizada assim por ele ser o quinto filho da família Droga,  ganhou 12 vezes o prêmio de Agência Independente do Ano, sendo a 12ª exatamente a desta edição – veja os resultados de agências, rede e holding aqui.  Por sinal, Droga gosta de falar de sua família. Um de seus irmãos é escultor e uma irmã atua em uma entidade na Índia que orienta mães solteiras. “Todos meus irmãos me inspiram. Falo com eles todos os dias”, contou na coletiva de imprensa que antecedeu o painel em que foi entrevistado como Lion of St Mark, atribuído a líderes que se destacaram no cenário criativo e que inspiram o mercado.

No palco do Palais des Festivals, ele revelou que seu sonho, quando estiver fora da publicidade, é ser primeiro ministro da Austrália, seu país natal. No painel, Droga declarou também que gostaria de deixar em sua história uma trilha de projetos que possam melhorar a sociedade e fazer o bem para as pessoas.

No seleto grupo do Lion de St Mark, Droga é o integrante mais novo e o mais jovem homenageado. Depois dele, é Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO), que recebeu o título no ano passado. Fazem parte desse clube especial Bob Greenberg (fundador da R/GA), o diretor de comerciais Joe Pytka, Lee Clow (chairman da TBWA\Media Arts Lab), Dan Wieden (co-fundador da Wieden+Kennedy) e John Hegarty (cofundador da BBH). Clow foi um dos líderes da indústria a falar de Droga na homenagem feita pelo Festival de Cannes. Também foram ouvidos Maurice Levy (que deixou de ser o CEO do Publicis Groupe neste ano) e Bob Isherwood (ex-diretor criativo global da Saatchi & Saatchi).

David Droga comentou em vídeo para o Clubeonline como se sente fazendo parte desse time, com gente que o inspirou durante sua carreira (veja mais abaixo).

Na coletiva de imprensa, Droga foi questionado a respeito da importância de prêmios, um tema que veio à tona desde que Artur Sadoun, CEO do Publicis Groupe, anunciou que durante um ano nenhuma agência da holding deve participar de premiações. O fundador da Droga5 defende a criatividade e a busca de reconhecimento (confira a resposta em outro vídeo, também abaixo).

Cannes Lions 2017