Cannes Lions 2020/ 2021

Papo com os Jurados: Rafael Pitanguy / Entertainment For Sport

16.06.21

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2020 / 2021

Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R. Nosso jurado em Entertainment Lions For Sport.

Clubeonline - Este ano, o Festival acumula trabalhos de duas edições. Isso pode interferir na qualidade do julgamento?

Rafael Pitanguy - Isso torna o processo de julgamento mais longo, já que aumenta a quantidade de cases que precisam ser avaliados, e, como Entertainment Lions for Sport é uma categoria nova, diminui o histórico a ser estudado, que sempre ajuda no estabelecimento de critérios para o julgamento. Mas a qualidade não é comprometida. O Ben Hartman (chief client officer da Octagon Global) tem desempenhado um papel fundamental para que os melhores cases sejam reconhecidos. Ele é um presidente que escuta muito, e, como o nosso júri é composto por profissionais com carreiras em áreas completamente distintas, entre eles, muito esportistas, as discussões tendem a ser amplas e focadas nos fãs dos esportes. Ou seja, o engajamento do público com os cases será um critério muito importante para a categoria. E isso indica uma tendência de premiar trabalhos que ultrapassam a esfera da indústria criativa.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Rafael - Acredito que ainda precise haver um entendimento maior da categoria por parte das agências e das marcas que inscrevem cases nela. Por exemplo, nossa prioridade é premiar trabalhos que sejam de fato sobre esportes. E acabam aparecendo muitos trabalhos em que os esportes são apenas o pano de fundo. Esses provavelmente ficarão pelo caminho.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes vá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e inclusão, elas devem ganhar ainda mais destaque nesta edição?

Rafael - Sem dúvida. Independentemente da categoria, a avaliação dos jurados sempre é contextualizada, considerando o mundo em que vivemos e se o trabalho endereça questões latentes para a sociedade. E é claro que essa tendência se tornou mais forte durante a pandemia. Trabalhos que se posicionaram contra o racismo ou revelaram posturas contundentes em relação a questões de gênero, por exemplo, tendem a ser bem-avaliados. Celebrar a coragem das marcas é uma das funções do festival.

Clubeonline – Do que você vai sentir mais falta: do aeroporto de Paris; do rosé no Martinez; do macaron na La Durée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho para, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Rafael - O jantar no Pelourin com um rosé é um clássico, mas a emoção de subir no palco do Palais é imbatível.

Leia anterior com Daniela Ganem Vojta, EVP, Executive Creative Director, BBDO NY, jurada em Brand Experience & Activation, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/ 2021