Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
UK leva GP de Creative Strategy (brasileiro na ficha)
O Grand Prix de Creative Strategy do Cannes Lions 2025 vai para o Reino Unido, com "Real Beauty: How a soap brand created a global self-esteem movement", da Ogilvy UK para Dove. O trabalho tem o brasileiro Andre Laurentino, Deputy CCO da Ogilvy EMEA, na ficha.
O case mostra como, desde 2004, quando um estudo global revelou que apenas 2% das mulheres se consideravam bonitas, a marca iniciou um movimento pela real beleza, incluindo Real Beauty, Courage is beautiful, Turn your Back, Beautiful Real Mom, entre outras campanhas.
Em 2023 a marca criou o "Dove Self-Esteem Project" para ajudar crianças a fortalecerem a auto-estima e criar novas gerações mais confiantes e sem tanto impacto da influência tóxica da beleza impossível, tão proliferada nas redes. "A marca pegou um dado alarmante e utilizou para transformar a sociedade, e mantém a consistência e o brilhantismo desta ideia há 20 anos", disse a presidente do júri, Patricia McDonald, Global Chief Strategy Officer da Dentsu Creative.
Segundo a presidente do júri, a categoria trouxe muitos trabalhos bons que, entre outras características, mostraram conhecimento com profundidade da audiência e uso correto dos algoritmos para isso; utilizaram a Inteligência Artificial como parceira; trabalharam insights locais; e se preocuparam com a transformação do negócio, das marcas e também da sociedade. Patricia McDonald ressaltou que "vivemos em um mundo de big data e temos que utilizar e celebrar isso, mas não podemos nos esquecer que só um ser humano pode entender questões mais profundas".
CHANCE BRASILEIRA
O Brasil levou 3 Leões na categorias: 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. O Ouro foi para a AlmapBBDO, com "Pedigree Caramelo" para Pedigree.
Segundo contou o jurado brasileiro Aldo Pini, co-Presidente and Chief Creative Strategy Officer da LePub, o trabalho foi ganhando protagonismo ao longo do julgamento: "quanto mais os jurados entendiam o contexto cultural, mais força o case ganhava. Depois que decidimos o Grande Prêmio, tivemos um papo informal sobre qual outro case era o preferido, além de Dove, e ficou claro que Pedigree Caramelo tinha boas chances", revela. "A estratégia da agência para a marca tem todos elementos que a comunicação de hoje precisa ter. Na minha opinião era case para GP sim", conclui.
A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.
Siga o Clube nas redes sociais:
Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos