arrow_backVoltar

Cannes Lions 2025

UK leva GP de Creative Strategy (brasileiro na ficha)

19.06.25

O Grand Prix de Creative Strategy do Cannes Lions 2025 vai para o Reino Unido, com "Real Beauty: How a soap brand created a global self-esteem movement", da Ogilvy UK para Dove. O trabalho tem o brasileiro Andre Laurentino, Deputy CCO da Ogilvy EMEA, na ficha.

O case mostra como, desde 2004, quando um estudo global revelou que apenas 2% das mulheres se consideravam bonitas, a marca iniciou um movimento pela real beleza, incluindo Real Beauty, Courage is beautiful, Turn your Back, Beautiful Real Mom, entre outras campanhas.

Em 2023 a marca criou o "Dove Self-Esteem Project" para ajudar crianças a fortalecerem a auto-estima e criar novas gerações mais confiantes e sem tanto impacto da influência tóxica da beleza impossível, tão proliferada nas redes. "A marca pegou um dado alarmante e utilizou para transformar a sociedade, e mantém a consistência e o brilhantismo desta ideia há 20 anos", disse a presidente do júri, Patricia McDonald, Global Chief Strategy Officer da Dentsu Creative.

Segundo a presidente do júri, a categoria trouxe muitos trabalhos bons que, entre outras características, mostraram conhecimento com profundidade da audiência e uso correto dos algoritmos para isso; utilizaram a Inteligência Artificial como parceira; trabalharam insights locais; e se preocuparam com a transformação do negócio, das marcas e também da sociedade. Patricia McDonald ressaltou que "vivemos em um mundo de big data e temos que utilizar e celebrar isso, mas não podemos nos esquecer que só um ser humano pode entender questões mais profundas".

CHANCE BRASILEIRA

O Brasil levou 3 Leões na categorias: 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. O Ouro foi para a AlmapBBDO, com "Pedigree Caramelo" para Pedigree.

Segundo contou o jurado brasileiro Aldo Pini, co-Presidente and Chief Creative Strategy Officer da LePub, o trabalho foi ganhando protagonismo ao longo do julgamento: "quanto mais os jurados entendiam o contexto cultural, mais força o case ganhava. Depois que decidimos o Grande Prêmio, tivemos um papo informal sobre qual outro case era o preferido, além de Dove, e ficou claro que Pedigree Caramelo tinha boas chances", revela. "A estratégia da agência para a marca tem todos elementos que a comunicação de hoje precisa ter. Na minha opinião era case para GP sim", conclui.

A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.

Siga o Clube nas redes sociais:
InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Cannes Lions 2025

/