arrow_backVoltar

Cannes Lions 2025

GP de PR da Índia é questionado

30.06.25

Na última sexta-feira (27), a organização do Cannes Lions retirou o GP em Creative Data e o Leão de Bronze em Creative Commerce da DM9, conquistados com a campanha "Efficient Way to Pay", criada para Consul (leia aqui). Há outros questionamentos envolvendo agências brasileiras que estão em apuração neste momento, mas ainda não foram decididos.

Para além do Brasil, trabalhos de outras partes do mundo que conquistaram GP e Leões no festival também estão sendo reavaliados.

Um deles é o Grand Prix de PR deste ano, conquistado pela FCB India para Railway Service, com "Lucky Yatra" (assista abaixo).

Críticos afirmam que a ação teve "visibilidade pública bastante limitada" e não alcançou os resultados sugeridos.

Segundo o case, as estações de trem indianas estão sempre lotadas, sendo impossível controlar todos os passageiros e muito menos se todos têm bilhetes pagos válidos. De acordo com o videocase, mais de 40% dos usuários não compram suas passagens.

O esforço vencedor do GP teria transformado os tickets em bilhetes de loteria, de modo que pagar para usar o trem poderia render um prêmio ao usuário.

No entanto, depois que o trabalho conquistou o prêmio máximo em PR, alguns veículos da mídia indiana e especialistas locais apontaram que o case não "teria acontecido de verdade".

Naresh Gupta, cofundador da agência indiana Bang in the Middle, por exemplo, chamou a campanha de "fraude". “A ideia pode ter sido lançada, alguém pode ter lhe dado um nome, mas foi descontinuada quase imediatamente após seu início. Acho que nem foi totalmente executada. Mesmo assim, de alguma forma, ganhou um Grand Prix”, declarou ao veículo ETBrandEquity.

Gupta acrescentou que muitas das inscrições no Cannes Lions são elaboradas especificamente para ganhar prêmios internacionais, "adaptadas" de forma a atrair a atenção dos jurados.

Suhel Seth, fundador e sócio-gerente da Counselage India, declarou ao veículo Storyboard18 que a campanha seria "mais um golpe". Ele destacou: "são inscrições para prêmios disfarçadas de campanhasEm vez de criar campanhas para os consumidores, agora criamos campanhas para Cannes. E a maior tragédia? Os clientes são igualmente cúmplices. Todo gerente de marca quer provar seu intelecto por meio de campanhas ‘criativas’, mesmo que não funcionem no mercado”, avaliou.

Já Karthik Srinivasan, consultor de estratégia de comunicação, disse ao mesmo site que, embora o trabalho "tenha circulado bastante no WhatsApp e no LinkedIn há alguns meses", é "uma pena que não tenha circulado entre as pessoas a quem se destinava".

Outro trabalho indiano, "Nature Shapes Britannia", criado pela Talented para Britannia, que conquistou Leões de Prata em Outdoor, está sendo criticado por conta da lacuna entre as alegações nas peças publicitárias e suas métricas reais de sustentabilidade. A série, para mídia OOH, foi acusada de "greenwashing".

A organização do Cannes Lions anunciou na semana passada que adotará novas medidas para que os trabalhos inscritos no Festival mantenham "os mais altos padrões de verdade, justiça, transparência e excelência criativa", leia aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Cannes Lions 2025

/