Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Senadora processa Omnicom e Whirlpool
A senadora estadunidense DeAndrea Salvador apresentou queixa contra o Omnicom Group, a Whirlpool e várias de suas subsidiárias, incluindo a DDB, alegando que seu nome e imagem foram manipulados ilegalmente com uso de inteligência artificial, na campanha "Efficient Way to Pay", informa o AdAge.
A organização do Cannes Lions decidiu retirar o GP, da categoria Creative Data, que havia sido atribuído ao trabalho criado pela DM9 para a Consul. Retirou também Leão de bronze na categoria Creative Commerce (leia aqui).
O AdAge procurou Omnicom e DDB, que não estavam disponíveis para comentar. Já a Whirlpool se recusou a dar um posicionamento ao veículo.
A campanha promovia eletrodomésticos com suposta eficiência energética, sugerindo que os consumidores poderiam financiar novas compras com o dinheiro economizado nas contas de serviços públicos.
De acordo com a denúncia, apresentada nesta quarta-feira (20), a senadora estadual da Carolina do Norte afirmou ter sido prejudicada pela campanha, cujo videocase trouxe trechos manipulados por IA de sua palestra em um TED de 2018 sobre acessibilidade energética.
A ação busca indenização por danos consequentes e compensatórios à reputação e sofrimento emocional "em valor a ser determinado em julgamento" e "uma sentença pecuniária em favor da autora e contra os réus, em valor a ser determinado durante julgamento".
DeAndrea disse ao AdAge que, embora a queixa vise proteger sua reputação, dada associação não autorizada de seu nome ao trabalho, também quer estabelecer um precedente, em um momento de rápidas mudanças tecnológicas.
Leia a matéria do AdAge na íntegra aqui.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos