Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasil já enviou + de 56 mil trabalhos ao festival
País homenageado pelo Cannes Lions com o prêmio especial Creative Country of the Year, lançado neste ano, o Brasil teve números e dados sobre a história de sua participação no festival divulgados pela organização.
Sem contar 2025, o país já realizou inacreditáveis 56.017 inscrições no Cannes Lions. O total de Leões conquistados pelo nosso país é 1.911. GPs são 20. Tente fazer as contas e perceber quanto o Brasil já investiu neste evento.
No Young Lions, competição criada em 1995, o país tem resultado mais tímido: apenas 9 Ouros. Somando todos os metais, são 21 troféus.
Os primeiros Leões para trabalhos brasileiros foram atribuídos em 1971: um de Prata - para “Nobelman”, da Swift, com criação da Júlio Ribeiro Mihanovich Publicidade – e 2 de Bronze, um para “Overturn”, da Cofap pela Lince Propaganda, e outro para “The Big Glass of Satisfaction”, da Lacta, criado pela Hot Shop.
Nosso primeiro Leão de Ouro veio em 1975, com o filme "Homem com mais de quarenta anos", criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, da DPZ, para o Conselho Nacional de Propaganda. Aliás, nesta edição, Olivetto receberá um tributo do festival.
Em 1993, o Brasil conquistou seu primeiro GP. Foi em Press & Outdoor, com a campanha “Umbigo”, da DM9 para o Guaraná Antarctica Diet, com criação de Marcello Serpa.
Em relação aos júris, entre 1954 e 2025, o Brasil contabiliza 441 representantes. E 15 presidentes de júris. Nosso primeiro jurado foi Alex Periscinoto, em 1972. A primeira jurada foi Christina Carvalho Pinto, em 1990. Já o primeiro presidente de júri do Brasil foi Nizan Guanaes, em 1994.
Uma lista com algumas campanhas brasileiras memoráveis foi criada pela organização - veja a partir deste link.
Clube de Criação 50 Anos